LUIZA

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

PS e Bloco de Esquerda concluem negociações para governo de esquerda



Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda
Portugal Digital - Lisboa - O Partido Socialista e o Bloco de Esquerda (BE) concluíram, na noite de quinta-feira (5), em Lisboa, as negociações para formação de um governo de esquerda. Dirigentes socialistas, do PCP e dos Verdes ainda prosseguem negociações.
O anúncio da conclusão do acordo entre PS e BE foi feito no site oficial dos bloquistas. "A Comissão Política do Bloco de Esquerda aprovou na noite de quinta-feira o documento de trabalho resultante das negociações do Bloco com o Partido Socialista", lê-se na nota.
"A Comissão Política congratula-se com este resultado. Pela parte do Bloco, as negociações com o PS estão concluídas e estão reunidas as condições para um acordo à esquerda pela proteção do emprego, dos salários e das pensões".Os termos do acordo só deverão ser conhecidos na próxima semana, aquando da discussão na Assembleia da República do programa de governo apresentado pela coligação de direita PSD-CDS, liderada pelo primeiro-ministro Passos Coelho (PSD). Os partidos de esquerda já anunciaram que votarão contra, o que, de acordo com a generalidade dos constitucionalistas, deverá implicar a queda do governo Passos Coelho.
Neste cenário, o presidente da República, Cavaco Silva, deverá indigitar o líder do Partido Socialista, António Costa, para formar governo. A possibilidade de Cavaco Silva manter a coligação PSD-CDS como governo de gestão até à realização de novas eleições legislativas é rejeitada não só pelos partidos de esquerda, mas também por setores ideologicamente situados à direita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário