LUIZA

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Samu 192 completa dez anos de funcionamento em Ilhéus


Com uma média de 1.800 atendimentos mensais, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192)completou,neste mês de dezembro, dez anos de funcionamento em Ilhéus.Os dez anos do Serviço no município, iniciados em 12 de dezembro de 2005, foram comemorados durante solenidade na sede da entidade,situada na Avenida Luis Eduardo Magalhães, no Malhado.

Após parabenizar toda a equipe ilheense do Samu 192, o vice-prefeito Carlos Machado (Cacá) destacou a importância do Serviço para o bem estar das pessoas. “Nestes dez anos, a população e os nossos visitantes puderam observar, no dia a dia, o esforço, a dedicação e o comprometimento de todos que fazem ou que já fizeram parte dessa valorosa equipe”, comentou.
Regional - O coordenador geral do Samu, Marcus Vinícius Gonçalves Pinto, reitera que o Município de Ilhéus faz a regulação médica de sete bases descentralizadas: Uruçuca, Itacaré, Una, Valença, Gandu, Teolândia e Arataca, o que, segundo ele, beneficia um universo de cerca de 310 mil pessoas.
Atualmente, ainda segundo Marcus Vinícius Pinto, a base de Ilhéus possui uma unidade avançada (um médico socorrista, um condutor socorrista e um enfermeiro socorrista), três unidades básicas (um condutor socorrista e um técnico em enfermagem socorrista) e uma motolância (técnico em enfermagem).
Ao todo, a base de Ilhéus mantém, ainda segundo o coordenador geral do Samu, Marcus Vinícius, 75 funcionários. Entre eles, médicos, condutores, enfermeiros, técnicos em enfermagem, operadores, técnicos auxiliares de regulação médica (tarms), técnicos de farmácia e auxiliares de serviços gerais, entre outros.
Casos – Marcus Vinícius Pinto enfatiza que os casos mais comuns atendidos pelo Samu 192 incluem acidentes de trânsito e AVCs (Acidentes Vasculares Cerebrais). “Em menor proporção, também temos casos de acidentes domésticos e episódios diversos de diabetes e hipertensão”, acrescenta.
O coordenador geral do Samu em Ilhéus afirma, ainda, que o corpo técnico da entidade passa, ao longo do ano, por constantes capacitações. “Somente este ano, participamos de três simulados e de treinamentos variados”, completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário