LUIZA

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Estudo prevê que robôs farão trabalho de novos advogados e paralegais

No início dos anos 1970, uma célebre mensagem na porta de um banheiro na Universidade de Brasília dizia: “Quer mais uma vaga para engenharia? Mate um japonês”. A frase causou polêmica, mas era um reconhecimento à inteligência e à dedicação aos estudos dos nisseis. Houvesse x japoneses matriculados no vestibular para cursos de ciências exatas, sabia-se que a mesma quantidade de vagas seria ocupadas por eles. Cabia aos demais vestibulandos disputar as restantes.
Existem situações em que a competição é “ingrata”. Dentro de alguns anos, por exemplo, uma situação semelhante poderá se repetir para estudantes de Direito — em relação a emprego, porém. A mensagem na porta do banheiro da faculdade poderá ser, então: “Quer criar uma vaga em um escritório de advocacia? Quebre um robô”.
Uma outra possibilidade é aparecer escrito: “Mate o Watson”, o robô com inteligência artificial, inventado pela IBM. O site do Watson explica que ele é, na verdade, é um sistema de computação cognitiva que entende a linguagem natural e não precisa ser programado: aprende com o uso, a cada dia.

Planejamento e liderança eleva moral da tropa e diminui violência em Canavieiras

Na quinta-feira (29), o comandante da Cia, Major Airton Ribeiro de Carvalho Filho reuniu a tropa
numa “parada” para planejar estratégias de futuras ações, a exemplo da Operação Verão, que será deflagrada num futuro próximo.
Entre os dados positivos está o período de 95 dias sem homicídios na cidade. Outros tipos de crime também foram reduzidos drasticamente, a exemplo de assaltos ao comércio e transeuntes, furtos em
residências e diminuição do tráfico de drogas.
De acordo com o Major Airton, os índices positivos são creditados à atuação ostensiva em toda a cidade. “Com a retirada de circulação de criminosos da cidade e de outras cidades, ficou mais fácil realizar o policiamento. Para isso, contamos, ainda com as câmaras de videomonitoramento das casas comerciais, o que nos facilita a identificar e prender essas pessoas”, ressalta o Major.

Viva o Morro realiza obra de contenção de encosta no Alto do Coqueiro, em Ilhéus

Os moradores das ruas São Mateus, no Alto do Coqueiro, e Uruguaiana, no Malhado, estão sendo beneficiados por uma obra de contenção de encostas iniciada neste mês. Realizado com recursos próprios da ordem de quase 300 mil reais no âmbito do programa Viva o Morro, no momento, o trabalho se encontra na fase de remoção de lixo, barro e entulho. A realização do serviço foi uma determinação do prefeito Jabes Ribeiro.
De acordo com o superintendente de Obras da Prefeitura de Ilhéus, Derneval Furtunato, a próxima etapa da intervenção pública é aplanar a encosta. “A partir desse ponto, os operários farão uma valeta visando à construção do chamado muro de arrimo, estrutura de pedra projetada para resistir à pressão lateral do solo quando há uma mudança desejada na sua elevação e que excede o ângulo de repouso

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Carta aberta ao Presidente da Câmara dos Deputados Eduardo C. da Cunha sobre suposto envolvimento em corrupção e lavagem de dinheiro

Senhor Presidente da Câmara, é público e notório o suposto envolvimento de Vossa Excelência em corrupção e lavagem de dinheiro, atitudes que se forem comprovadas contradizem com o que prega diante da sociedade. Vossa Excelência jamais deveria, sequer, ter sido citado, quanto mais constar na lista dos envolvidos em crimes dessa natureza. Lamento ter que dizer mas o Senhor, que se diz evangélico, ferrenho defensor da moral e bons costumes está saindo pior que um descrente. Ao contrário do que crês, a maioria dos “sem religião” são mais dignos e honestos que grande parte dos políticos que “nos representam” – infelizmente ou felizmente é assim!



Todos nós sabemos que Vossa Excelência já “vive” da política há muitos anos. Que foi eleito e reeleito para vários mandatos representando o Estado do Rio de Janeiro e mais recentemente

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Audiência debaterá atualização do Código Municipal de Obras

As propostas de atualização do Código Municipal de Obras e Edificações e sua nova minuta serão apresentadas à sociedade em audiência pública às 16 horas do próximo dia 3 de novembro no plenário Raimundo Oliveira Lima pela Câmara de Vereadores de Itabuna. Além da revisão, o Código de Obras estará adequado às exigências da Lei Estadual nº 12.929, de 27 de Dezembro de 2013, que dispõe sobre a Segurança Contra Incêndio e Pânico nas edificações e áreas de risco no Estado da Bahia.

Team Rinaldi acelera na etapa final da Copa EFX de Enduro FIM

Bento Gonçalves (RS) – O Team Rinaldi acelera neste domingo na etapa final da Copa EFX de Enduro FIM. Com o título da categoria E4 garantido por Bruno Martins, a equipe pretende fechar a temporada no pódio do evento, que reúne grandes feras da modalidade e conta com o patrocínio da Rinaldi. A etapa decisiva será a sexta do calendário, no Ginásio Municipal de Biritiba Mirim, interior paulista.
O Zanol Team Rinaldi ASW lidera a disputa por equipes e vai para a trilha com os mineiros Júlio Ferreira (sexto colocado da Elite) e Vinícius Luis da Silva (terceiro da Júnior), além do paulista Martins, que está invicto e já pôde comemorar o bicampeonato da E4. O Team Rinaldi ainda conta com o talento de Tainá Aguiar, vice-líder da classe Feminina.

Argentinos votarão em 2º turno para presidente pela primeira vez na história do país

Adital - Pela primeira vez na história da Argentina, a população deve eleger o presidente do país em segundo turno, marcado para o próximo dia 22 de novembro. Depois da votação em primeiro turno, no último domingo, 25 de outubro, a disputa está agora entre o candidato governista Daniel Scioli, governador da Província de Buenos Aires, e o prefeito da Capital argentina, Mauricio Macri. Scioli, candidato da Frente para a Vitória (FPV), partido da atual presidenta Cristina Fernández, alcançou 38,09%, enquanto que o autodenominado centro-direitista Macri, do partido Mudemos [Cambiemos], obteve 30,36%.

Daniel Scioli e Mauricio Macri foram os mais votados no último domingo, 25 de outubro. Foto: Reprodução.

O candidato do governo permanece favorito na reta final, ainda que o resultado das urnas seja expressivamente inferior ao obtido pelo principal cabo eleitoral, a presidenta Cristina, em 2007 e 2011. Na noite de domingo, Scioli dedicou sua vitória a ela e ao marido, o ex-presidente Néstor Kirchner, morto em 2010, que comandou a Casa Rosada de 2003 a 2007, tendo como Scioli seu vice. Ainda assim, para os analistas políticos, o candidato situacionista tem apresentado uma política com viés mais direitista do que de esquerda, portanto, cada vez mais distante do kirchenismo.
Enquanto os governistas comemoram o favoritismo de Scioli, Macri celebra o crescimento de sua

SALVADOR: GREVE ACABA NOS PRIVADOS, BB E CAIXA

A votação foi difícil, a proposta da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), de reajuste salarial de 10%, aumento real de 0,12%. No Banco do Brasil, as discussões foram acirradas, com encaminhamentos contra e a favor. No final, depois de uma contagem voto por voto, 215 funcionários optaram pelo fim do movimento. Outros 203 queriam manter.
Na Caixa, não foi diferente. A votação foi até mais apertada, 141 contra 137. Os números mostram que o descontentamento é grande.
Os bancos públicos foram os que mais dificultaram as negociações, sobretudo, com relação a compensação de horas. Também não avançaram em questões básicas, como contratação. Mas, diante do quadro nacional, onde a maioria dos estados optou pelo fim da paralisação, a categoria, que na Bahia fez uma forte greve, com mais de 1 mil agências fechadas em 21 dias, seguiu o mesmo caminho.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

ILHÉUS - Escadaria do Alto Soledade, em Ilhéus, passa por melhorias

O Alto Soledade, situado na zona norte de Ilhéus, é um dos morros beneficiados pela Operação Ilhéus em Ação, programa lançado pelo prefeito Jabes Ribeiro para dinamizar uma série de melhorias em todo o município. No local, além de serviços de limpeza, a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra) promove a recuperação da calha e da escadaria da primeira travessa.
De acordo com o superintendente de Obras da Seintra, Derneval Furtunato, além da recuperação de uma das escadarias do Alto Soledade, o trabalho também contemplará a construção de uma rampa. “Atendendo a uma solicitação da comunidade, em especial dos cadeirantes que residem no local, vamos construir uma rampa a partir de um determinado ponto da escadaria com vistas a melhorar a acessibilidade e, por via de consequência, a vida daquelas pessoas”, diz.
O superintendente lembra que o trabalho no Alto Soledade foi iniciado no último dia 5 e deve ser concluído no prazo normal. “Obviamente, como em toda obra, o cumprimento do cronograma fica bastante ligado à questão climática. Mas, se tudo der certo, deveremos finalizar esses serviços dentro de mais dez dias”, afirma, acrescentando que a escadaria da primeira travessa do Alto Soledade possui, aproximadamente, 100 metros.

SÁBADO DE BOLEROS – IIª EDIÇÃO MOVIMENTA CENTRO ESPANHOL

É hora de riscar o salão! Atrações da dança de salão da Bahia e do Rio de Janeiro estarão movimentando o Sábado de Boleros – IIª Edição , que acontece no Centro Espanhol (Barra), no dia 31/10, sábado. Flávio Marques e Yasmini Zangrando (RJ), Sandro Guedes (RJ), Daniel Costa, Mariana Lisboa e Jaime Neves (BA) irão ministrar aulas para alunos e praticantes de dança a dois. Será um dia inteiro de conteúdo teórico e prático transmitido para turmas de iniciantes (das 8h45 às 12h30) e para avançados (das 13h30 às 18h30). O valor para participar é R$120. O evento é realizado por Agnaldo Lima, além de Dan Costa e Flávio Marques.

SERVIÇO:
Sábado de Boleros – IIª Edição
Onde: Centro Espanhol
Quando: 31/10, das 8h45 às 18h30
Com: Flávio Marques e Yasmim Zangrando (RJ), Sandro Guedes (RJ), Daniel Costa, Mariana Lisboa e Jaime Neves (BA)
Valor: R$120
Realização: Agnaldo Lima, Daniel Costa e Flávio Marques

Total Direito à vida! Justiça Federal autoriza transfusão de sangue em testemunha de Jeová

Publicado por Anderson Neves


O Direito à vida se sobrepõe à garantia dada pela Constituição Federal à liberdade de credo religioso. Sendo assim, o hospital que fizer transfusão de sangue em paciente testemunha de Jeová não pode ser responsabilizado e a conduta da equipe médica não poderia ser configurada como crime de constrangimento ilegal.
A decisão é da 26ª Vara Federal fluminense que permitiu o Hospital Federal do Andaraí, no Rio de Janeiro, fazer transfusão de sangue em paciente testemunha de Jeová, que recusou o recurso por motivos religiosos. A decisão excluiu a possibilidade de responsabilização dos médicos por procederem o tratamento.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Quando se trata de desrespeito à vontade popular, Prefeitura de Salvador se supera na questão do PDDU, afirma Hilton Coelho (PSOL)

O vereador Hilton Coelho (PSOL) classificou como mais um episódio deplorável a audiência de discussão da minuta do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) de Salvador realizada neste sábado (24). "Mostra como a prefeitura tem levado o processo de elaboração da minuta do PDDU. Neste sábado (24) participei de mais uma das audiências, se é que podemos assim a qualificar. Mesmo sobre diversos protestos anteriores, a prefeitura decidiu manter a data da audiência coincidente com a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), impedindo a participação de grande parcela da população jovem de Salvador", disse.
Durante a audiência os movimentos sociais e pessoas presentes destacaram a dificuldade de acesso ao local escolhido. O auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) fica na Rua Estídio

Projeto ensina robôs a aprender novas habilidades


erika@academica.jor.br
Objetivo do projeto é agilizar aprendizado do robô para a próxima tarefa


Quando o ser humano começa a andar, em geral, cai várias vezes depois dos primeiros passos, aprendendo por meio da experimentação, da tentativa e do erro. Esse processo, chamado de aprendizado por reforço, foi adaptado matematicamente e o algoritmos vêm sendo empregados em softwares de máquinas e robôs para que eles possam interagir com o ambiente e aprender com essas experiências como se fossem humanos. Uma pesquisa da Escola Politécnica (Poli) da USP pretende justamente ensinar máquinas e robôs a aprenderem novas habilidades.

Jam no MAM recebe o Ricardo Herz Trio em uma sessão especial de improvisações musicais

No próximo dia 31 de outubro, a JAM no MAM contará com a participação especial do Ricardo Herz Trio, que toca na Bahia após uma turnê pela Europa divulgando seu mais recente trabalho solo, “Aqui é o meu Lá – Ricardo Herz Trio”. Formado por Ricardo Herz (violino), Pedro Ito (bateria e percussão) e MichiRuzitschka (violão 7 cordas), o grupo instrumental mostrará composições autorais no início da noite, às 18h, para logo depois improvisar junto com a Banda JAM no MAM, como é a marca registrada do projeto que acontece todos os sábados no Solar do Unhão. O evento começa a partir das 18h, com ingressos a R$ 7 (inteira) e R$ 3,50 (meia), e, neste dia (31/10), terá sua última transmissão online (www.jamnomam.com.br), com patrocínio da Oi e Governo do Estado da Bahia, através do Fazcultura, mecanismo de patrocínio cultural das Secretarias da Fazenda e Cultura do Estado da Bahia.

JAM NO MAM com Ricardo Herz Trio, no dia 31 de outubro
Data: A JAM no MAM acontece todos os sábados do ano.
Local: Museu de Arte Moderna da Bahia (Av. Contorno, s/n, Solar do Unhão - Tel.: 71. 3241-2983)
Horário: Das 18h às 21h.
Ingresso: R$ 7 (inteira) e R$ 3,50 (meia)
Site: www.jamnomam.com.br

Ceplac realiza segunda edição do Simpósio Baiano da Graviola - II Simpósio Baiano da Graviola - Tecnologia e Comercialização

De acordo com o pesquisador da Ceplac Antônio Carlos de Araújo, que coordena o simpósio, o evento é uma resposta à demanda dos produtores por informações que contribuam para o crescimento de forma sistêmica de toda a cadeia produtiva da graviola. “É também uma oportunidade para encontro e discussão dos atores envolvidos com essa atividade no estado da Bahia”, observa.
O estado da Bahia cultiva a graviola, em escala comercial, desde a década dos anos 90, sendo que no início deste século ocorreu uma grande expansão da área cultivada em municípios situados na região do médio Rio das Contas. “Esse crescimento motivou os produtores a direcionarem esforços para uma melhor eficiência da cadeia produtiva, bem como instituições a realizarem pesquisas dos problemas mais relevantes da cultura”.
O simpósio terá participação de profissionais das diversas áreas do conhecimento, empresários agroindustriais, produtores rurais, empresas compradoras e outros interessados na cadeia produtiva da graviola. “Portanto, o II Simgrav representa uma grande oportunidade para reunir todos os atores envolvidos na cadeia produtiva da graviola, contribuindo, desta maneira, para o desenvolvimento sustentável das regiões produtoras da Bahia”, finaliza Antônio Carlos de Araújo.

sábado, 24 de outubro de 2015

Governo atribui recessão da economia à crise da Petrobras



Brasília - A redução do plano de investimentos da estatal de petróleo e gás Petrobras em quase 40% este ano é o principal fator responsável pelo encolhimento da economia brasileira em 2015. A conclusão consta de estudo divulgado pela Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda.
De acordo com o documento, a redução dos investimentos da petroleira de US$ 37,1 bilhões em 2014 para US$ 25 bilhões em 2015 será responsável por pelo menos 2 pontos percentuais da contração do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país). Oficialmente, a SPE prevê retração de 2,44% do PIB este ano, mas o boletim Focus, pesquisa semanal com instituições

Partidos portugueses de esquerda condenam posição do Presidente da República



Jorge Horta
Cavaco Silva foi fortemente criticado pelas forças de esquerda.

Lisboa - A comunicação ao país do presidente português, Cavaco Silva, esta quinta-feira foi contundente, mas as reações dos partidos de esquerda não o foram menos. Após o discurso em que Cavaco anunciou a escolha de Pedro Passos Coelho para formar Governo, com fortes críticas às forças de esquerda, o Partido Socialita (PS), o Partido Comunista Português (PCP) e o Bloco de Esquerda (BE) vieram manifestar o seu desagrado.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

VIII Marcha para Jesus acontece neste sábado, em Ilhéus

Acontece neste sábado, 24, a partir das 14h, na Avenida Soares Lopes, região central de Ilhéus, a VIII Marcha para Jesus, com o tema “Pela família brasileira”. O evento, realizado por igrejas evangélicas do município, tem como principal objetivo defender os princípios éticos estabelecidos por Deus para a família, e terá concentração na Praça da Catedral, fazendo o percurso até a Concha Acústica.
O evento é uma realização da Associação de Ministros Evangélicos de Ilhéus (Amei) e apoio da Prefeitura de Ilhéus. De acordo com o presidente da Amei, Pastor Gustavo Barreto, cerca de 10 mil pessoas são esperadas para prestigiar o evento. “Teremos uma vasta programação com trio elétrico, bandas e cantores gospel, convidamos todos ilheenses a participar dessa grande festa”.
No trio, se apresentarão as bandas: Bem Aventurado, Ed Rocha e Banda, Filhos da Adoração, Pastora Débora e Banda. Já no palco da Concha Acústica, será a vez dos cantores gospel, Andréia Grigório, Jairinho Felix, do Ministério Apascentar, e Netto Paz.

Aos 82, pega carteira da OAB, faz pós e quer abrir escritório de advogado

Publicado por Qualconcurso Consultoria


Na semana passada, ele ganhou o direito de ser advogado: conseguiu sua carteirinha da OAB (Ordem dos Advogados Brasileiros), depois de oito reprovações no disputado exame.

Mesmo com a idade avançada, Castro nem pensa em parar e, assim que se formar, em fevereiro do ano que vem, quer abrir seu escritório de advocacia em Piracicaba.

"Eu me sinto jovem, jamais vou pensar na velhice e, muito menos, em parar. Ainda tenho muito o que viver e aprender. Quero ser um bom advogado e estou me preparando para isso."

FLORESTA REMOTA DA AMAZÔNIA PERUANA SOB DILEMA: PRESERVAÇÃO TOTAL OU DESTRUIÇÃO COM PLANTAÇÃO DE COCAÍNA E CORTE DE MADEIRAS. APOIE O ABAIXO ASSINADO AVAAZ


Uma remota parte da floresta amazônica está sob grande ameaça.

A Sierra del Divisor, um vasto território de terras intocadas e lar de onças, pumas e uma ampla diversidade em flora e fauna, está sendo destruída por plantadores de coca e madeireiros ilegais. Entretanto, com apenas uma canetada, o primeiro-ministro peruano pode transformar a área em um Parque Nacional e assim salvá-la.
O projeto de lei para proteger a área depende apenas do primeiro-ministro Pedro Álvaro Cateriano, que pode sancionar a lei a qualquer momento. O problema é que, enquanto esperamos a decisão, este tesouro amazônico continua sendo destruído. Se o primeiro-ministro se posicionar contra a destruição

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Justiça determina que estuprador registre a criança que foi gerada em decorrência do estupro



Se o título já assusta (pelo menos eu fico assustado), pior ficará quando eu te falar que o crime foi praticado pelo pai contra a filha e que a criança gerada desse estupro era, consequentemente, filha/neta dele.

Isso mesmo, o pai estupra a filha, a engravida, essa criança nasce e a Justiça determina que ela seja registrada pelo “pai”.

Tá pensando que leu errado? Sinto lhe informar que não, que esses fatos realmente aconteceram.

A história foi assim:

Era uma audiência criminal, a vítima prestava suas declarações e declarou que desde nova era assediada pelo pai o que culminou na sua gravidez, ainda aos 13 anos de idade.

Deputada Ângela Sousa reforça pedidos de obras do Luz para Todos em municípios baianos

Preocupada em buscar agilidade nos projetos do Programa Luz para Todos em cidades as quais ela representa, a deputada Ângela Sousa esteve em audiência com o secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, na útima quarta-feira (21). Na ocasião, a parlamentar reeiterou pedidos das obras nos muncipios de Ilhéus, Piraí do Norte, Itamaraju, Condeúba e Boa Nova.
Ainda na oportunidade, ela ressaltou a necessidade de dar continuidade ao Luz Para Todos em algumas

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

REDE DE FRANQUIAS IBEO ODONTO FATURA MAIS DE R$ 5 MILHÕES NO PRIMEIRO SEMESTRE DO ANO


São José do Rio Preto, SP (DINO)
Levamos uma odontologia de qualidade e com as mais modernas técnicas para essas populações. O modelo de atendimento e a captação de clientes são outros grandes diferenciais da rede.
Referência em atendimento odontológico no interior de São Paulo, a franquia Ibeo Odonto está ampliando suas fronteiras com a expansão para outros estados brasileiros. Com 11 unidades vendidas e 8 em funcionamento, a rede atingiu a marca de mais de 25 mil pacientes atendidos e registrou faturamento de mais de R$ 5 milhões no primeiro semestre de 2015.
Segundo o diretor da rede César Vieira, o sucesso da marca foi construído em função do modelo de negócio formatado a fim de atender as clínicas de pequeno e médio porte em cidades a partir de 50 mil habitantes.
“Levamos uma odontologia de qualidade e com as mais modernas técnicas para essas populações. O

EXAME PSICOTÉCNICO PODE TRAZER DORES DE CABEÇA AOS CONCURSEIROS

Brasília, DF (DINO) Subestimada por muitos, a avaliação psicológica não é um processo tão simples e pode trazer alguns transtornos.
O exame psicotécnico é uma etapa que faz parte da maioria dos concursos públicos. Subestimada por muitos, a avaliação psicológica não é um processo tão simples assim e pode trazer alguns transtornos. Dessa forma, o advogado Vanderlei Silva Pérez dá algumas dicas de como passar por essa fase sem

terça-feira, 20 de outubro de 2015


Fosfoetanolamina Sintética. Conheça a história da substância que promete a cura do câncer


O especialista explicou que a ingestão das cápsulas fazem com que as células cancerosas sejam mortas, fazendo com que o tumor desapareça entre seis e oito meses de tratamento.
Estudos desenvolvidos na Universidade de São Paulo (USP) apontaram para uma substância, a fosfoetanolamina sintética, como possível cura do câncer. Gilberto Orivaldo Chierice, um professor aposentado da universidade, foi quem esteve à frente dos estudos por mais de 20 anos.
Como age a fosfoetanolamina sintética?
De acordo com o professor, a fosfoetanolamina sintética imita um substância que existe no organismo e então sinaliza as células cancerosas para que o sistema imunológico as reconheça e as remova.
O especialista explicou que a ingestão das cápsulas fazem com que as células cancerosas sejam mortas, fazendo com que o tumor desapareça entre seis e oito meses de tratamento. Mas, o professor enfatizou bem o fato de que isso irá variar de acordo com o sistema imunológico de cada paciente.
A utilização da droga
A fosfoetanolamina (ou fosfoamina) vinha sendo estudada desde os anos 90 e era entregue de forma

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

BAHIA - Cortejo poético, contação de histórias e lançamento de livro movimentam a Flica no fim de semana


Um cortejo poético com o Coletivo Poesia Além das Sete Praças, Sarau da Onça, Ocupação Cultural e Grupo Ágape vai encher de arte e cultura a cidade de Cachoeira no domingo (17), com saída marcada para às 10 horas, na Praça da Aclamação. No sábado (16), a programação da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) na Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) inclui contação de histórias, apresentação do repentista Paraíba da Viola às 11h e às 15h, e o lançamento do livro A cidade perdida dos piratas, de Luiza Helena Soares Pereira, às 16h30, no Espaço Educar para Transformar.
Veja, abaixo, as programação da SecultBA no sábado (17) e domingo (18). A lista completa das atividades da Secretaria na Festa através de suas unidades vinculadas – Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Fundação Pedro Calmon (FPC) e Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) está disponível nowww.cultura.ba.gov.br
Portal SECULT BA

Religiosidade traz alívio para idosos em hemodiálise

Raquel Duarte, da Assessoria de Comunicação da EERP

Estudo realizado na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP que investigou o Bem-Estar Espiritual e a Religiosidade de idosos em tratamento hemodialítico, aponta que essas pessoas encontram na religiosidade características positivas para lidar com situações que a doença gera. A crença também traz qualidade de vida e alívio durante o tratamento hemodialítico, revela o estudo.
A pesquisa foi feita pela enfermeira Calíope Pilger, na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, e teve como objetivo analisar a relação entre o bem-estar espiritual, a religiosidade, o enfrentamento religioso e espiritual, as variáveis sociodemográficas, econômicas e de saúde, com a qualidade de vida de idosos que se encontram em tratamento.

Governo prevê balança comercial positiva em US$ 15 bilhões este ano

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, disse hoje (15) que a balança comercial brasileira deve fechar o ano de 2015 com saldo positivo de mais de US$ 15 bilhões e dobrar o resultado no ano que vem, com as exportações superando as importações em mais de US$ 30 bilhões.

Monteiro disse que as exportações de manufaturados para os Estados Unidos já registram crescimento de 5% neste ano e que a balança comercial de manufaturados deve ter uma redução do déficit em 2015. No ano passado, o déficit ficou em mais de US$ 100 bilhões e, neste ano, deve cair para US$ 80 bilhões.

CDC Futebol Infantil participa de jogo no Hotel Transamérica

Os atletas mirins do Clube Desportivo Canes (CDC) participaram dos jogos amistosos de futebol infantil do Hotel Transamérica, na Ilha de Comandatuba, na cidade de Una. O time infantil do CDC Jogou contra o time formado por hóspedes do local, vencendo por três a zero.
Para o Professor de Educação Física, Boaventura Freire, esses jogos são importantes, uma vez que existe o exercício da socialização tanto na vitória quanto na derrota. “Quero agradecer ao Hotel Transamérica pela parceria, acreditando no trabalho do CDC ao longo dos 23 anos de existência do clube”, disse Boinha.
Para participar do evento, os atletas da CDC contaram com o apoio da Prefeitura de Canavieiras, Hidraluz, Centro Esportivo Julia Thomson e Óticas São Raphael.
Atualmente, o CDC desenvolve várias atividades esportivas, como vôlei, futsal, futebol, basquete e tênis, com a participação de aproximadamente 400 alunos de ambos os sexos, entre crianças, adolescentes e adultos. Essas atividades são realizadas no Centro Esportivo Julia Thomson e no Estádio Municipal Pedro Meneses

JUSTIÇA AUMENTA PENA DO GOLEIRO BRUNO E MACARRÃO PELO ASSASSINATO DE ELIZA SAMÚDIO



O goleiro Bruno Fernandes e Luiz Henrique Romão, o Macarrão, tiveram a pena aumentada pelo Superior Tribunal de Justiça no processo em que ambos foram condenados pelos crimes de sequestro, cárcere privado, lesão corporal, constrangimento ilegal e concurso material, envolvendo Eliza Samúdio no Rio de Janeiro.
Em 2010, na sentença em 1ª Instância, Bruno foi condenado a cumprir 4 anos e 6 meses de prisão. A pena determinada para Macarrão foi 3 anos. Dois anos mais tarde, as penas foram reduzidas.
Em 2013, a Justiça de Minas Gerais condenou Bruno e Macarrão pela morte de Eliza Samúdio. O goleiro cumpre pena de 22 anos e 3 meses. Macarrão foi condenado a 15 anos de prisão.
De acordo com a decisão do Superior Tribunal de Justiça, as penas se somam às condenações que os dois cumprem. Bruno terá mais 1 ano e 6 meses e 20 dias de reclusão, preso. Além disso, mais 9 meses e 10 dias em regime semiaberto. Luiz Henrique terá mais 1 ano, 4 meses e 10 dias em regime semiaberto.
O advogado de Bruno, Irmar Ferreira Campos, disse ao G1 que vai analisar o caso nesta segunda-feira (17). A defesa de Macarrão ainda não foi encontrada para comentar o caso.
fonte: http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2015/10/stj-aumenta-pena-do-goleiro-bruno-em-crimes-contra-...

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Prefeitura de Canavieiras realiza provas do Processo Seletivo no dia 18 de outubro

A empresa Conpevem, responsável pela realização do Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Canavieiras, realiza neste domingo (18), as provas para os candidatos inscritos para a contratação de servidores e formação de cadastro de reserva. Inicialmente, as provas seriam realizadas em 20 de setembro passado, mas foram adiadas em função do grande número de pessoas inscritas, o que obrigou a implantação de mudanças no processo de logística.
De acordo com o prefeito Almir Melo, o adiamento da data da realização das provas foi uma medida de segurança, no sentido de não causar possíveis prejuízos às pessoas inscritas. “Assim, evitamos que candidatos de Canavieiras e, principalmente de outras cidades, se deslocassem para os locais de Provas e pudessem ter algum problema”, explica o prefeito, que ressaltou a necessidade da

Concurso Defensoria Pública do Estado de Roraima 2015 – FUNDAMENTAL, MÉDIO - SUPERIOR - DETALHES NO EDITAL


Órgão do Concurso:Defensoria Pública do Estado de Roraima RR
Quantidade de Vagas disponibilizadas:Veja a quantidade e distribuição por cidade/estado no Edital de Abertura
Estudos:Apostilas Relacionadas | Cursos Relacionados
Data das Inscrições:Ainda não divulgado.
Salário previsto:Remunera
Valor das Inscrições:- Ensino Fundamental Completo: R$ 50,00
- Ensino Médio Completo: R$ 60,00
- Ensino Superior Completo: R$ 70,00

Organizadora do Concurso:Fundação Carlos Chagas
Edital e Inscrições:http://www.concursosfcc.com
Cargos Oferecidos:Diversos Cargos
Ensino Fundamental Completo
Auxiliar Administrativo

Ensino Médio Completo
Assistente Administrativo
Oficial de Diligência
Técnico em Contabilidade
Técnico em Informática
Técnico em Secretariado

Ensino Superior Completo
Administrador
Analista de Sistemas
Analista Comunicação Social
Assistente Social
Biblioteconomista
Contador
Engenheiro Civil
Engenheiro Elétrico ou Engenheiro Mecatrônico
Psicólogo
Secretária Executiva

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Vigilância Sanitária de Ilhéus intensifica fiscalização em fábricas de gelados

A secretaria de Saúde (Sesau) de Ilhéus, através da Vigilância Sanitária, vai intensificar, a partir de novembro, a fiscalização em fábricas e distribuidoras de sorvetes e picolés situadas no município. O objetivo é garantir que os produtos e os serviços prestados tenham bom nível de qualidade, além de eliminar ou minimizar a possibilidade de ocorrer efeitos nocivos à saúde provocados pelo seu consumo.
O coordenador da Vigilância à Saúde, Antonio Firmo, ressalta que por meio de relatórios periódicos, as Vigilâncias Sanitária e à Saúde do município constataram que os produtos de empresas já cadastradas apresentam boa qualidade, ao passo que o consumo de gelados provenientes de fábricas

Prefeitura de Itabuna anuncia Campanha IPTU Premiado em 2016

“Nos últimos três anos, os recursos gerados com o pagamento em dia do IPTU pelos contribuintes permitiram à Prefeitura de Itabuna adquirir máquinas e equipamentos pesados e uma frota de caçambas para a manutenção e abertura de ruas, além de reformar unidades escolares e de saúde”. A avaliação foi feita hoje pelo secretário municipal da Fazenda, Marcos Cerqueira, durante a solenidade de entrega aos ganhadores da Campanha IPTU Premiado 2015, na Praça Adami,
de prêmios sorteados pelas extrações de agosto e setembro da Loteria Federal.
No evento, o secretário Marcos Cerqueira anunciou que a Prefeitura vai
renovar a Campanha IPTU Premiado em 2016. Para isso, será encaminhado à Câmara Municipal projeto de lei autorizativo. A premiação também será ampliada. “Desde 2013 de um total de 66 prêmios, a maioria foi sorteada para pessoas de classe média baixa. Então, significa dizer que, além

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

SHOW DE COMPOSITORES ABRE ESPAÇO PARA MÚSICA INSTRUMENTAL EM ILHÉUS, DIA 16

A edição de outubro do Encontro Grapiúna de Compositores e Compositoras tem uma
novidade. Além de canções, o público poderá presenciar as criações instrumentais de Zezo
Maltez, saxofonista-compositor. Além de Zezo, apresentam-se também Cris e Marcelo, Sérgio
Nogueira e Chico Augusto Dias (Chiquinho), cada um com um estilo diferente, compartilhando
músicas inéditas em um único show. Projeto: http://facebook.com/EncontroGrapiunadeCompositoresECompositoras
Serviço: 6ª edição do Encontro Grapiúna de Compositores e Compositoras
Onde: Tenda Teatro Popular de Ilhéus (Tenda TPI), Av. Soares Lopes, Centro, Ilhéus - BA.
Quando: 16 de outubro, às 20h.
Ingressos: R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia ou antecipado - já à venda) podem ser
adquiridos Livraria Papirus, na Tenda TPI e com os compositores convidados.
Patrocínio: Paulo Carqueija

Cicon lança empreendimento mais sofisticado da região Sul da Bahia

Em Ilhéus, a Cicon Construtora e Incorporadora acaba de lançar o mais moderno e sofisticado edifício residencial da região Sul da Bahia, o Victoria Prime, localizado na Avenida Soares Lopes - principal cartão postal da histórica cidade. O empreendimento é considerado único na região em virtude
dos diferenciais premium na infraestrutura de lazer, a exemplo de piscina coberta e aquecida, piscina de
hidromassagem, sauna, Spa, lavanderia lounge, sinal wi-fi nas áreas comuns e apartamentos equipados com vídeo porteiro, tomadas com entrada USB, rodapés decorativos, entre outros itens exclusivos.
O ato de lançamento, realizado dia 2, no Centro de Convenções de Ilhéus, contou com a presença dos diretores da empresa, Roque e Dilma Lemos, Rógere Lemos e Roque Júnior, autoridades, empresários, arquitetos, jornalistas e tradicionais clientes.
A noite foi ilustrada com uma palestra motivacional apresentada pelo professor universitário, empresário e mágico profissional, Karim Midlej. Durante a apresentação, Midlej aliou conceitos de empreendedorismo a mágicas e detalhes do novo prédio.
Após a apresentação do projeto do prédio, a Cicon, em uma ação inédita na região, disponibilizou a

Ilhéus ganha clínica moderna de ortopedia e traumatologia

Será inaugurada, nesta quinta-feira, 15 de outubro, a mais moderna clínica especializada em ortopedia e traumatologia da cidade de Ilhéus. Localizado na Avenida Lomanto Júnior, 596, no bairro do Pontal, o IOTI – Instituto de Ortopedia e Traumatologia de Ilhéus – oferecerá atendimento integrado
em ortopedia e fisioterapia. O ato de inauguração acontecerá às 19 horas.
O empreendimento reúne os médicos especialistas em ortopedia e traumatologia Alberto Lucas Bichara, Aldemir Almeida, Carlos Fagundes, Ramon Alves e Rodrigo Gomes, e a dermatologista Maria Figueiredo. A clínica contará ainda com atendimento em Nutrição e Psicologia. O serviço de radiologia será digitalizado.

Moradores e Prefeitura de Ilhéus dialogam sobre demandas do Alto do Amparo


O secretário de Desenvolvimento Social de Ilhéus, Jamil Ocké, e o vice-prefeito Carlos Machado (Cacá), receberam, na manhã desta quarta-feira, 14, na sede da SDS, no bairro Conquista, uma comissão de moradores do Alto do Amparo para discutir demandas da localidade. O encontro foi uma das condições para encerrar um protesto realizado hoje, reivindicando soluções para os problemas gerados pelas chuvas naquele alto.
Durante a reunião, o vice-prefeito Cacá destacou os esforços que o prefeito Jabes Ribeiro vem empreendendo junto ao Ministério da Integração Nacional para a liberação de recursos da ordem de 5,6 milhões de reais. A verba servirá para a execução de uma série de serviços, incluindo contenção de

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Prefeitura proíbe animais soltos nas ruas de Itabuna e punirá donos

A Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran) conclui em até 15 dias a montagem da estrutura para transportar e abrigar animais como gado bovino, cavalos, burros, jegues, cabras e ovelhas flagrados soltos pelas ruas e avenidas de Itabuna. A autorização para recolhimento dos animais de grande porte que estiverem transitando em vias públicas foi publicada na sexta-feira, 9, na edição nº 1.287 do Diário Oficial do Município, através do Decreto nº 11.315.
De acordo com secretário de Transporte e Trânsito, Roberto José da Silva, os animais apreendidos pela primeira vez serão levados para uma fazenda, onde poderão ficar por um período máximo de 10 dias, sob a responsabilidade da Prefeitura. Depois desse prazo, os proprietários perdem direito à guarda e os animais serão leiloados para pagar custos da

Dell compra a EMC por US$ 67 bilhões

http://www.panoramaaudiovisual.com.br/


A fabricante de computadores Dell acaba de anunciar a aquisição da empresa de soluções para armazenamento de dados EMC por US$ 67 bilhões. Considerada a maior transação da história na indústria da tecnologia*, a estratégia da companhia é entrar no mercado de gerenciamento e armazenamento de dados, focando principalmente na nuvem.
O que torna este negócio ainda mais curioso é que a Dell é bem menor que a EMC, com valores que chegam a cerca de US$ 25 bilhões somente. Esse acordo, portanto, só foi possível graças a uma parceria entre o proprietário da Dell, Michael S. Dell, os parceiros MSD e a Silver Lake, uma das maiores empresas de investimentos em tecnologia.
Grande parte da EMC é composta pela VMware, uma empresa que oferece serviços e softwares de

Abri minha lojinha e agora?

Constantino Marques*
Trabalho em marketing e comunicação faz mais de 30 anos, ajudei a construir grandes marcas e cases de sucesso, tive experiências com empresas de todos os segmentos e tamanhos.
Mas, toda vez que encontro um novo empreendedor, com uma nova ideia revolucionária, produtos diferenciados e que vai começar seu próprio negócio, tenho aquela sensação de “ Déjå vu “ de algo que vai se repetir, da coragem dessas criaturas, da determinação deste navegante, com mar de ondas calmas e turbulentas que ele nem sonha ver, desse astronauta com oxigênio e combustível, que nunca pisou em outro planeta.
Chega o grande momento de abrir seu próprio negócio!
Tudo preparado sistematicamente com o olhar de um relojoeiro, tudo perfeitamente encaixado, tudo planejado, planejamento financeiro correto, nome escolhido, produto adequado, logo perfeito, arquitetura impecável, o ponto ideal, público definido, a melhor estratégia de marketing, ….tudo

EM 4 ANOS O NÚMERO DE PESSOAS QUE PEDIRAM AJUDA POR VAZAMENTO DE VÍDEOS ÍNTIMOS CRESCEU 9 VEZES NO BRASIL

Uma pesquisa recente da ONG Safernet, especializada em segurança de rede, mostrou que em 4 anos no Brasil cresceu 9 vezes o número de pessoas que buscaram ajuda em função do vazamento de fotos ou vídeos íntimos, divulgados sem consentimento. Foram 224 pedidos em 2014 contra 25 pedidos de 2010. Em 2011 foram registrados 46 casos, 48 casos em 2012 e 101 casos em 2013.
Esses dados foram computados pela ONG através de seu canal de ajuda online, que oferece atendimento por e-mail ou bate-papo.
Segundo a advogada de Bobrow e Teixeira de Carvalho Advogados, Cecilia Helena Ziccardi Teixeira de Carvalho, o nosso ordenamento jurídico, infelizmente, não tipifica como crime o vazamento de vídeo íntimo ainda que à título de “ pornografia de revanche”.

Finanças aprova gestão de aeroportos por estados e municípios



Arquivo/Brizza Cavalcante
Barros: a experiência com a descentralização da administração de rodovias aos estados e municípios demonstrou ser este um instrumento eficaz para a prestação desses serviços.

A Comissão de Finanças e Tributação aprovou o Projeto de Lei 7768/10, do deputado Mauro Mariani (PMDB-SC), que prevê a gestão dos aeroportos brasileiros pelos estados, pelo Distrito Federal ou pelos municípios.
Hoje, a gestão dos aeroportos está a cargo da União, por meio da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que pode promover concessões à iniciativa privada. A proposta autoriza a União a delegar a exploração dos aeroportos aos demais entes federados.
Pela medida, os aeroportos ficarão sujeitos ao mesmo regime dos portos e rodovias federais, cuja gestão já pode ser delegada a estados e municípios, de acordo com a Lei 9.277/96.
A lei permite essa delegação por até 50 anos, formalizada por meio de convênio. Os recursos resultantes da exploração dessas infraestruturas, por meio de pedágios e outras tarifas, devem ser aplicados nos próprios portos ou rodovias.
O parecer do relator, deputado Ricardo Barros (PP-PR), foi favorável à proposta, no mérito, e pela não

António Costa defende em reunião com Cavaco Silva um governo para "mudança de política"



Palácio de Belém
Lisboa - No final de uma reunião de duas horas com o presidente de Portugal, Cavaco Silva, no Palácio do Belém, o líder do Partido Socialista, António Costa, reafirmou ser seu objetivo construir uma solução que possibilite uma "mudança de política" e que corresponda "à vontade da esmagadora maioria dos portugueses".
"Temos estado a trabalhar não no programa de cada um dos partidos mas naquilo que importa, no que possa ser a plataforma de um governo", disse António Costa aos jornalistas, citado pela TSF.
O secretário-geral dos socialistas disse ainda esperar ter até ao final da semana "uma avaliação final" das conversações mantidas com as diferentes forças políticas para transmitir ao presidente da República.
Nesta segunda-feira, o líder do PS esteve também reunido com o Bloco de Esquerda. Após o encontro

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

LOTERIAS DA CAIXA DO SABADO 10/10

Mega Sena

10.10Concurso 1749
31314293343

Loteria Federal

10.10Concurso 5013
32.38965.90332.92041.64597.616

Lotofácil

09.10Concurso 1269
14578
1113141617
1820212223

Quina

10.10Concurso 3906
627425961

Sítio I passa por reformas e promove comemoração do Dia das Crianças

Uma sala multiuso está sendo utilizada durante todo o dia de hoje para a realização do evento Discoteck - Dancing Day em comemoração ao Dia das crianças pelos mais de 300 alunos assistidos pelo Sítio I da Fundação Marimbeta, no bairro São Roque. A unidade atende as comunidades do bairro Santa Inês, Antique, São Roque e adjacências.
A realização da programação só foi possível após a atual administração da presidente da Fundação Marimbeta, Acácia Pinho, concluir as obras de reforma de um galpão, que era utilizado pela coordenação da unidade para deposito de material escolar, mas foi transformada em espaço multiuso. O ambiente ganhou uma nova pintura e passará atender a demanda curricular do sítio, da Escola Maria Rosa e da comunidade que poderá agendar horários para a realização de reuniões e eventos comunitários junto à coordenação.
A reforma, iniciada no mês de julho passado, também envolveu a unidade escolar Maria Rosa. No

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Câmara aprova Estatuto da Família formada a partir da união de homem e mulher

Votação da proposta do Estatuto da Família foi concluída na comissão especial e poderá seguir para análise do Senado. No entanto, dois deputados informaram que vão recolher assinaturas para aprovar recurso para que o texto seja votado também pelo Plenário da Câmara
Luis Macedo / Câmara dos Deputados

O relator, Diego Garcia (E), disse que reafirmou no substitutivo o que estabelece a Constituição Federal

Em sessão marcada por polêmicas, discussões entre os parlamentares e divergências sobre o Regimento da Câmara, a Comissão Especial do Estatuto da Família (PL 6583/13) rejeitou, nesta quinta-feira (8), os quatros destaques ao substitutivo do relator, Diego Garcia (PHS-PR), aprovadono dia 24.
Com a rejeição das propostas de mudança, fica mantido o texto integral do substitutivo e a votação,

Método para diagnóstico da osteoporose é premiado

Da Assessoria de Comunicação da EESC

Método identifica as propriedades mecânicas e resistência de ossos humanos

Pesquisadores da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP e do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), desenvolveram um método que identifica as propriedades mecânicas e a resistência de ossos do corpo humano por meio da medição da qualidade óssea do organismo. A técnica poderá complementar o diagnóstico do risco de fratura de vértebras humanas associado à osteoporose. O trabalho

Etapa ilheense do Campeonato Baiano de Pesca Esportiva atrai 100 competidores

Considerada exitosa, a etapa ilheense do II Campeonato Baiano de Pesca Esportiva reuniu cerca de 100 competidores durante o último sábado, 3 de outubro. Vinte embarcações transportaram os pescadores pelo Rio Cachoeira, saindo da Praia do Cristo, na região central de Ilhéus. O evento contou com o apoio da Prefeitura, através das secretarias de Agricultura e Pesca (Seap), Indústria e Comércio (Sedic) e Comunicação Social (Secom).
A etapa foi realizada na modalidade pesque e solte, quando os peixes capturados são pesados e devolvidos ao rio. Divididos em 14 equipes, os competidores de várias cidades disputaram a pesca do maior e mais pesado robalo. De acordo com um dos organizadores, Radamés Teles, tanto a participação dos pescadores, quanto o resultado da etapa evidenciam o sucesso do evento.

LOTERIAS DA CAIXA DA QUARTA-FEIRA 07/10/2015)

Mega Sena

07.10Concurso 1748
21013414953

Loteria Federal

07.10Concurso 5012
44.89845.64103.81021.65865.462

Lotofácil

07.10Concurso 1268
12367
811121315
1718212224

Quina

07.10Concurso 3903
1238477778