LUIZA

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Inscrições abertas para oficina de encadernação tradicional

Ensinar técnicas milenares da arte da encadernação e proteção de obras literárias, possibilitando, com isso, a formação de novos profissionais interessados em atuar nesta área. Este é o objetivo principal da oficina Encadernação Tradicional: um ofício medieval, que será realizada a partir do dia 26 de janeiro no Museu Tempostal, no Pelourinho, sob coordenação de três professores especialistas: Vanilda Mazzoni, Alícia Duhá e João Encaciel Pacheco. A oficina é gratuita e será dirigida para 15 interessados. A ação conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia através do Fundo de Cultura da Bahia, mecanismo de fomento das secretarias de Cultura (SecultBA) e da Fazenda (Sefaz), por meio do do edital Agitação Cultural – Dinamização em Espaços Culturais.
A oficina se desenvolverá uma vez por semana (sempre às terças-feiras, das 14h às 16h40), abrangendo, no total, 80 horas de curso, com aulas até o mês de junho de 2016. A formação inclui métodos de encadernação em couro, pergaminho e revestimentos modernos. Além disso, os 15 selecionados para o curso conhecerão a história do livro, da encadernação, dos impressores e receberão aulas práticas sobre a arte milenar de proteção ao livro.
Uma das principais justificativas do curso está na necessidade imperiosa que a cidade do Salvador tem de profissionais especializados em encadernação tradicional devido aos inúmeros espaços históricos que guardam em seu interior obras de referência que necessitam ser encadernadas ou reencadernadas após restauração. Vale lembrar ainda que os novos especialistas formados pelo curso se tornarão multiplicadores de conhecimento em seus espaços de atuação.
Inscrições e informações: tel. (71) 30174967 / 999267495/ memoriaearte@ig.com.br.
Telefone: (71) 3103-3442

Nenhum comentário:

Postar um comentário