LUIZA

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Licitação do transporte público de Itabuna entra na última etapa

O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, reuniu-se na quinta-feira, dia 11, com o secretário municipal de Transporte e Trânsito, Abrão Ribeiro, para avaliar o processo de licitação em andamento para a escolha das empresas que vão operar o serviço de transporte coletivo pelos próximos 20 anos. A partir da publicação do edital no Diário Oficial, as empresas terão prazo de 45 dias para apresentação das propostas e a expectativa é que o processo seja concluído ainda nesse semestre.
O secretário Abrão Ribeiro informou ao prefeito que a Comissão de Licitação já está analisando e incluindo no edital as sugestões enviadas por pessoas de todo o país no período em que a minuta de edital do contrato e os anexos ficaram à disposição do público na página oficial da prefeitura na Internet em consulta pública. Vane destacou que o processo está sendo gradual para que não haja questionamentos e para assegurar à população um serviço de qualidade.
O prefeito ressaltou que pessoas e empresas de todo o país puderam fazer críticas e apresentar suas sugestões. “Mas foi um processo tão bem construído pela equipe técnica, que não houve questionamento sobre nenhum item do edital e o processo caminha dentro do cronograma estabelecido. A licitação do transporte público significará uma grande conquista para a população de Itabuna”, reforçou.
Vane destacou que, com a licitação, entre as vantagens para o sistema, está a construção de um terminal de transbordo, que permitirá ao usuário trocar de linha, sem necessitar pagar nova tarifa, e a implantação de GPS nos ônibus para o acompanhamento do itinerário em tempo real, facilitando a fiscalização da Settran. Com isso, o município pretende reduzir o tempo de espera, evitando superlotação nos veículos e oferecer mais segurança aos usuários.

Nova tabela
O secretário Abrão Ribeiro também apresentou ao prefeito uma nova tabela de horários no transporte coletivo, definida após a conclusão de levantamento dos técnicos da Settran e através de reuniões com o Sindicato dos Rodoviários de Itabuna e representantes das empresas que operam o serviço no município. De acordo com o Abraão Ribeiro, a medida reduziu o tempo de espera nos pontos de ônibus e acaba com a superlotação, principalmente nos horários de pico.
A nova tabela foi implantada na quinta-feira e prevê a circulação diária de 94 ônibus das empresas São Miguel e Viação Rio Cachoeira. “Trabalhamos para que todas as linhas fossem atendidas satisfatoriamente e para que o passageiro tenha mais conforto. Notamos que para algumas linhas os ônibus rodavam lotados e para outros destinos quase sempre vazios. Esse problema foi resolvido”, afirmou Abrão Ribeiro.
Pela nova tabela os intervalos são menores, sendo que o primeiro veículo passa circular em Itabuna às 3h35min da madrugada, saíndo do bairro São Caetano. O ônibus faz a última viagem por volta da meia noite. “Tenho certeza que os usuários do transporte coletivo já estão sentido as melhorias com as mudanças implantadas”, finalizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário