LUIZA

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Prefeitura reforça programas esportivos com ações do “Crack, é possível vencer”

Os programas de inclusão social e de lazer “Bom de Bola, Melhor na Escola” e “Taça Cidade Itabuna de Futsal”, organizados pela Prefeitura de Itabuna através da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação vão ganhar neste ano um reforço extracampo: ações do “Crack, é Possível Vencer”. Coordenado pelo secretário de Assistência Social, Francisco Edes Batista, o programa terá ações efetivas de combate às drogas.
Pela proposta nos intervalos dos jogos válidos pelas duas competições esportivas, equipes de assistentes sociais vão promover iniciativas de sensibilização dos jovens desportistas sobre efeitos, consequências e dependência do uso de drogas. Aproximadamente quatro mil crianças, jovens e adolescentes de nove cidades da região estarão envolvidos nas competições deste ano na Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso, cuja abertura oficial acontecerá no próximo dia 6 de março.
ALERTA
De acordo com a assistente social Lívia Póvoas, coordenadora do Programa “Crack, é possível vencer”, a proposta é alertar a família e prevenir os jovens sobre os efeitos do uso de drogas. “Vamos apresentar casos de superação, depoimentos de ex-usuários e mostrar exemplo de atletas que conquistaram importantes resultados para o sul da Bahia”, explica. Lívia ainda informa que, em caso de identificação de algum jovem com sintomas de dependência, este será encaminhado para a rede assistencial da Prefeitura.
Além das duas competições esportivas, o programa de combate e esclarecimento sobre o uso de drogas também vem sendo executado, às quartas-feiras, junto a moradores de rua que frequentam o Centro POP e, às quintas-feiras, na Casa de Acolhimento, onde estão internadas crianças de 12 a 17 anos que tiveram direitos violados pela família e estão sob a proteção da justiça. Nestes locais, técnicos da Secretaria da Assistência Social aplicam dinâmicas e promovem oficinas de resgate da cidadania. Temas como saúde, sexualidade, drogas, afeto e confiança também são compartilhados e debatidos.
ESPORTE, O PONTAPÉ INICIAL
Nos últimos três anos para estimular a prática esportiva e combater a violência, o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, investiu na recuperação de 15 quadras poliesportivas e construção de quadras de areia em diversos bairros e distritos da cidade. Mais de10 mil jovens e adolescentes foram inseridos em programas esportivos e de inclusão nesse período com resultados satisfatórios.
Vane também destaca a atenção especial que deu à reforma e construção de parques infantis nas comunidades através da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC). “Pelo bairro Mangabinha iniciamos o maior projeto de aproveitamento e recuperação de espaços públicos, com a implantação de equipamentos de lazer para crianças. Estamos mapeando áreas onde novos equipamentos serão instalados para a diversão das crianças e tranquilidade dos pais, que não mais precisarão gastar com transporte dos seus filhos até o centro da cidade”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário