segunda-feira, 11 de abril de 2016

Semana da Mobilização Social pela Educação é projeto apresentado pelo vereador Hilton Coelho (PSOL)

Membro da Comissão de Educação e presidente da Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal de Salvador, o vereador Hilton Coelho (PSOL) apresentou projeto de lei que institui a Semana da Mobilização Social pela Educação na terceira semana de agosto em razão de, no dia 11 de agosto, ser comemorado o Dia Nacional do Estudante. Espera-se que esta data comemorativa aos estudantes brasileiros dê início a semana proposta de maneira simbólica.“Os objetivos são conscientizar e estimular a sociedade, sobretudo os pais, a respeito da importância do acompanhamento da vida escolar das crianças e adolescentes; incentivar as participações comunitárias na defesa da qualidade da educação como um valor inseparável do exercício da cidadania; estimular a formação de grupos voltados às questões socioeducacionais nas instituições municipais públicas”, detalha Hilton Coelho.
O projeto visa também promover o acesso democrático e universal ao conhecimento; incentivar a participação da sociedade na gestão democrática do ensino público; promover a valorização dos professores e outros profissionais da educação; conscientizar a sociedade e a comunidade acadêmica sobre o papel fundamental dos professores e a importância da luta pela melhoria nas condições de ensino. “Queremos que se promova o respeito à liberdade e apreço a tolerância, objetivando a erradicação da violência e que se combata a discriminação de raça e gênero no âmbito escolar”, diz.
O legislador lembra a importância da educação para o desenvolvimento de uma sociedade. Desta forma, conscientizar a sociedade a respeito da importância do acompanhamento da vida escolar das crianças e adolescentes, e incentivar participações comunitárias na defesa da qualidade da educação, assim como incentivar a participação de todos na gestão democrática do ensino público e promover a valorização dos profissionais da educação.
“O respeito à liberdade e apreço a tolerância e o combate à discriminação de raça e gênero, também devem ser estimulados. Nosso projeto reconhece a constante luta dos professores do município em defesa de uma educação de qualidade, buscando a valorização da categoria e o fortalecimento desta luta que diz respeito a toda a população de Salvador. É preciso que a sociedade soteropolitana em si tenha a iniciativa de se mobilizar pela educação e de contribuir para que as crianças e adolescentes se tornem verdadeiros instrumentos de desenvolvimento da cidade”, finaliza Hilton Coelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário