segunda-feira, 23 de maio de 2016

ITABUNA - Moradores do Lomanto elogiam organização e atendimento da UBS Möise Hage

Organização e bom atendimento. São, atualmente, as palavras de ordem de pacientes que buscam atendimento na Unidade de Saúde Möise Hage, no bairro Lomanto, que integra a rede da atenção básica da Prefeitura de Itabuna. “Depois que esse posto foi reaberto tudo mudou, parece até consultório particular”. Quem afirma é a dona de casa Alberice Bastos Santos, moradora da Rua da Bananeira, fazendo referência às obras de requalificação executadas pela Secretaria Municipal de Saúde com recursos do programa Qualifica SUS do Ministério da Saúde. Mãe de duas crianças, entre elas um recém-nascido, Alberice diz que é cliente da UBS desde que nasceu seu primeiro filho, já que foi onde fez todas as fases do exame pré-natal e garante: “Nem sempre tivemos um atendimento tão bom como agora. É como se atualmente os profissionais nos vissem como gente. Agradeço a Deus por isso”, comemora.
“Sem dúvida, a organização dessa unidade se diferencia de outras nas quais já precisei de atendimento. A equipe está de parabéns por sua dedicação”, elogia o policial Genivaldo Alves Habib, residente no bairro de Fátima, que junto com a esposa, a dona de casa Celigrace Habib, levou a filha de nove meses para receber vacina contra a gripe na UBS do Lomanto. “Podemos notar um comprometimento dos profissionais com os pacientes”, complementa a dona de casa.
“Depois que esse posto de saúde foi reaberto, realmente melhorou muito o atendimento. A organização também é outra coisa muito boa”, confirma a autônoma Rosemeire de Jesus Celestino, residente no bairro Lomanto. Ela diz que o diferencial da unidade Möise Hage está na variedade de serviços médicos que oferece à população.
“É muito importante quando procuramos e encontramos médicos e até dentistas num posto de saúde, principalmente, para atender nossos filhos”. Rosemeire tem três filhos, de sete, 13 e 16 anos e afirma: “Seria impossível pagar consultas particulares toda vez que precisamos leva-los ao médico”, assinala.

EM BUSCA DO MELHOR
“Não somos a perfeição, mas temos buscado a proximidade com o ideal, ou seja, oferecer o que é de direito ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), estabelecendo uma parceria entre o poder público e a comunidade, para que consigamos o mínimo de satisfação dos que necessitam dos serviços públicos”, justifica o administrador da Unidade de Saúde Möise Hage, Sandro Menezes Oliveira.
Enfermeiro-chefe, Sandro também recepciona e atende os usuários tanto no preenchimento de ficha quanto no encaminhamento dos pacientes aos consultórios. E afirma que o serviço flui normalmente porque existe um trabalho em equipe. “São colaboradores e verdadeiros guerreiros que atuam para, inclusive, contornar as limitações de exames mais complexos por parte do SUS para atender os moradores do bairro durante o mês”, diz Sandro.

ATENDIMENTO À NOITE
O administrador da unidade diz ainda que o trabalho tem fluido bem pelo apoio que o secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho, tem dado à assistência na rede pública de atenção básica. “Atualmente existe um novo olhar e uma atenção especial que fazem a diferença no trabalho que se desenvolve normalmente para atendimento ao usuário do SUS, que precisa, merece e tem direito a serviços de qualidade”, concluiu Sandro Oliveira.
A Unidade de Saúde Möise Hage funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 21 horas e oferece serviços nas áreas de clínica geral, pediatria, ginecologia, odontologia adulto e infantil, nutrição e enfermagem. Também mantém programas tais como testes rápidos de HIV/AIDS, Hepatite e Sífilis, além de Saúde da Criança, do Idoso e da Mulher, com planejamento familiar, pré-natal, crescimento e desenvolvimento da criança. Ainda, promove visitas domiciliares aos pacientes, feitas por uma equipe de 10 Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário