quinta-feira, 26 de maio de 2016

UFSB prepara Semana de Acolhimento para os novos alunos


Com a proximidade do reinício das aulas no quadrimestre letivo 2016/2, a Universidade Federal do Sul da Bahia prepara as atividades para recepcionar os ingressantes. A Semana de Acolhimento terá sua programação voltada para expor aos novos alunos a estrutura e o funcionamento da UFSB, contando com palestras, apresentações e oficinas artísticas e confraternizações entre calouros e veteranos. Cada um dos
três campus, em Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas, terá sua agenda própria de atividades entre os dias 30 de maio e 3 de junho para recepcionar os 685 novos estudantes.
Atividades específicas estão definidas nas programações, com um princípio em comum: a acolhida aos novos estudantes pela comunidade acadêmica da UFSB é respeitosa e construtiva, e em nada se parece com os “trotes” tradicionais, cada vez menos tolerados pelos riscos que oferecem.
Os decanos de cada campus, junto com coordenadores de curso, de campus e professores, devem participar da recepção dos estudantes, na segunda-feira. Na terça-feira, será a vez dos pró-reitores, representando a Reitoria, explanarem sobre o modelo pedagógico e a estrutura administrativa da UFSB para os calouros.
Pais e familiares dos ingressantes poderão participar de reuniões com os decanos e servidores assistentes sociais, nas quais as modalidades de auxílios estudantis poderão ser explicadas e outras dúvidas podem ser resolvidas.
Arte e sustentabilidade também serão temas de oficinas e rodas de conversa. Os calouros poderão também conhecer os alunos veteranos e as instâncias representativas dos discentes, como os centros e diretórios acadêmicos e o Diretório Central dos Estudantes (DCE).
Um ponto importante da Semana de Acolhimento é a Abertura da Atividade de Orientação Acadêmica (AOA). É nesse momento que os novos alunos vão conhecer e debater sobre direitos e deveres enquanto acadêmicos, em especial diante do Código de Ética Estudantil da UFSB. A assinatura do termo individual e coletivo também está prevista.
A programação da Semana de Acolhimento em cada campus pode ser conferida no Portal UFSB (ufsb.edu.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário