segunda-feira, 16 de maio de 2016

Settran promove ações do Maio Amarelo no centro de Itabuna

A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Settran), promoveu na sexta-feira, dia 13, durante todo o dia, na Avenida do Cinquentenário, o movimento Maio Amarelo, repetindo uma ação em nível nacional, que nasceu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Em nível local, a ação educativa teve como foco o estacionamento consciente.
A ação “Eu respeito e Você? Quem é portador de deficiência tem direito a vaga exclusiva”, ocupou com cadeiras de rodas 13 vagas de estacionamento comuns ao longo da Avenida do Cinquentenário, além de promover a distribuição de panfletos educativos alertando motoristas e pedestres nas proximidades do conjunto semafórico da confluência da via com a Rua Alício de Queiroz e a Praça Otávio Mangabeira (Camacan).Para o diretor da Fundação dos Deficientes do Sul da Bahia (Fundesb) e da Associação Sul Baiana dos Ostomizados (ASBO), Danilo Azevedo Neto, a ação educativa foi bem aceita pela comunidade. “Temos de conscientizar os motoristas para que não estacionem nas vagas destinadas a deficientes e idosos. Atualmente 70 vagas das 1.700 disponibilizadas pela operadora da zona azul se destinam a essas pessoas. Então, precisamos despertar e conscientizar os cidadãos para somente estacionar nas vagas certas, preservando as de uso exclusivo”, opinou.
Para o dirigente da Fundesb, a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito é bastante ativa, inclusive com realização de trabalhos educativos, mas se torna necessária a fiscalização constante para que a legislação seja cumprida, com a punição de pessoas que desrespeitem a lei. “A gente considera importante essa conscientização da população no Maio Amarelo, que se destina a mobilizar a sociedade, empresas, instituições e os mais variados segmentos, acompanhado outros movimentos como Outubro Rosa, Novembro Azul, etc.” concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário