Mais de 30 gestantes no 6º e 7º mês cadastradas no Projeto Acolher da Secretaria da Assistência Social (SAS) receberam na manhã de hoje kits para assegurar boas condições de vida aos bebês nos primeiros dias. Cada uma delas recebeu kit contendo banheira, saboneteira e sabonetes, fraldas descartáveis e de tecido, algodão, cotonetes, escova e pentes, óleos de bebê, lavanda, lenços umedecidos, conjuntos de meias, cueiros e roupinhas adquiridas pela Prefeitura de Itabuna.
Segundo a coordenadora do Acolher, Cássia Mello, as futuras mamães beneficiadas com a entrega dos kits integram um grupo de mulheres grávidas que desde o pré-natal recebem atenção, cuidados e orientações dos profissionais da Secretaria da Assistência Social para assegurar condições satisfatórias durante os nove meses de gestação e acompanhamento até seis meses após o parto. “Psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais de saúde se dedicam a esse cuidado cotidiano através de palestras, oficinas e outras atividades”, explica.
Além do acolhimento, o projeto da Prefeitura oferece serviços de aferição de pressão, testes de glicemia, medição da circunferência da barriga da gestante, pesagem, orientações sobre dietas com nutricionista, massagem corporal e técnica de Shantala, além de auscultar o coração do bebê e cadastramento no Programa Bolsa Família. As gestantes também podem fazer testes rápidos de doenças virais executados pelos técnicos do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT).
As mulheres também participaram dos festejos juninos antecipados, com a oferta de comidas típicas, sucos de frutas tropicais, etc. Agora, o atendimento do projeto Acolher entra em recesso somente retornando às atividades após os festejos de São João e São Pedro, o que está previsto para o próximo dia 30.
Nenhum comentário:
Postar um comentário