quarta-feira, 1 de junho de 2016

Parceria da Prefeitura com Estado garante a perfuração de mais poços artesianos na zona rural de Itabuna


Novas perfurações de poços artesianos na zona rural de Itabuna foram asseguradas pelo Governo do Estado ao prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, durante encontro realizado na tarde de terça-feira, dia 31, em Salvador, com o diretor-presidente da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (CERB), Marcus Vinícius Bulhões. De acordo com o prefeito, desta feita serão beneficiados os assentamentos Manoel Chinês, Alemita, Bela Flor, Agrafan, Horteiros de Nova Ferradas, Serrado e Ribeirão Seco.
A perfuração de poços é uma das alternativas encontradas pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de Itabuna para amenizar os efeitos da estiagem – a maior das últimas décadas na região sul do Estado – que diminuiu consideravelmente os níveis nos rios que abastecem Itabuna e reduziu drasticamente o abastecimento de água para o consumo humano em cerca de 30 municípios. A perfuração de poços está sendo desenvolvida nas zonas rural e urbana de Itabuna, com bons resultados alcançados.
MINHA CASA, MINHA VIDA
Durante o encontro, que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Aldenes Meira, a direção da CERB garantiu a realização urgente de estudos geológicos para a perfuração de poços nas imediações dos condomínios residenciais Gabriela e Jubiabá, viabilizando a imediata entrega dos apartamentos do programa “Minha Casa, Minha Vida”. Também foi assegurado o comprometimento da empresa em agilizar a análise da água e testes de vazão para a imediata instalação dos poços já perfurados.
O encontro entre o prefeito de Itabuna e o presidente da CERB acontece um dia depois de Vane anunciar mais investimentos, com recursos municipais, para garantir a oferta de água para quatro setores da zona urbana, beneficiando moradores dos bairros Góes Calmon, Monte Cristo, Antique e toda zona oeste do município. Obras já estão sendo realizadas, no distrito de Castelo Novo, no Rio Almada, em Ilhéus, onde é captada parte da água consumida pela população. As obras deverão estar concluídas no final deste mês.
MAIS ÁGUA
Com a instalação de um conjunto hidráulico composto por tubos e conexões (barrilete) para a distribuição de agua, dois motores auxiliares de 300 KVA cada e um moto-bomba de 175 KVA, a Emasa vai ampliar a oferta de água que atualmente é de 350 litros por segundo para 550 litros por segundo. Novos equipamentos também foram adquiridos pela empresa para facilitar a operação técnica de captação e adução para a Estação de Tratamento de Água (ETA).
O prefeito Claudevane Leite lembra que outras ações auxiliares estão sendo colocadas em prática pela empresa há 120 dias, a exemplo do transporte diário em carros-pipa de dois milhões de litros de água doce tratada, captados na Embasa, no Rio das Contas, em Ubaitaba, que são distribuídos em 170 tanques de cinco mil e dez mil litros colocados em locais estratégicos de Itabuna e para os hospitais, asilos, orfanatos, etc.

Postado por Marcos Mauricio às 17:25

Nenhum comentário:

Postar um comentário