terça-feira, 28 de junho de 2016

Prefeitura mantém ações para organizar trânsito de Itabuna

A Prefeitura de Itabuna conclui, nos próximos dias, um conjunto de intervenções para organizar o fluxo de veículos na cidade e assegurar o deslocamento mais rápido, principalmente dos ônibus do sistema de transporte coletivo, além de garantir mais segurança aos usuários das vias públicas. Nesta etapa do Programa Permanente de Melhoria da Mobilidade Urbana, que vem sendo desenvolvido desde 2013, por meio da Secretaria de Transporte e Trânsito, estão sendo realizadas ações nas avenidas Ilhéus e Amélia Amado, no centro, e Princesa Isabel, nos bairros Banco Raso e São Caetano.Na Avenida Ilhéus as intervenções ocorrem em dois trechos onde colisões entre veículos e atropelamentos eram registrados quase que diariamente. Um dos pontos mais perigosos era a pequena rotatória que possibilitava o retorno para o centro da cidade, a entrada de veículos para o bairro Castália, e a saída do Pontalzinho, pelas ruas Henrique Alves e Belo Horizonte, em direção aos bairros de Fátima, Santa Inês e São Roque. No local também a acontecia a conhecida “roubadinha”, quando motoristas acessavam, ilegalmente, a Rua Armando Freire na direção da Avenida Juracy Magalhães.
Com as intervenções da Prefeitura, os motoristas que seguem em direção a bairros como Fátima, Santa Inês e São Roque agora precisam utilizar o retorno em frente à gerência Executiva do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), obrigatoriamente. Para absorver o novo fluxo de veículos e evitar congestionamentos naquele trecho, o retorno está sendo alargado na Avenida Ilhéus e o semáforo de acesso à Avenida Amélia Amado será retirado, criando dessa forma trânsito livre à direita da via para quem segue em direção à Rodoviária.
O secretário municipal de Transporte e Trânsito, Adiel Silva Brito, explica que, além disso, um metro de um trecho da Amélia Amado, ao lado do INSS, também está sendo alargado. “No local vamos criar uma terceira pista para melhorar o fluxo. Estamos buscando ainda parcerias com a iniciativa privada para requalificação do canteiro em toda a extensão da Avenida Ilhéus. O projeto é similar ao executado na Avenida Juracy Magalhães”, diz o secretário.
Outra intervenção para garantir mais segurança para motoristas, ciclistas e pedestres será feita nas duas pistas da Amélia Amado, nas imediações do Centro Comercial, em frente a um grande supermercado. Serão construídas duas faixas de segurança de trânsito elevadas, similares às implantadas pela Prefeitura nas avenidas Princesa Isabel e Juracy Magalhães, que reduziram drasticamente os acidentes. “Essas obras estão sendo feitas depois que as necessidades foram detectadas em estudos concluídos pela Settran”, afirma Adiel Brito.
Na Avenida Princesa serão construídas duas baias para facilitar a desaceleração, parada e aceleração dos ônibus fora das faixas usuais do tráfego. Uma das baias será implantada nas imediações do Banco Raso, nas proximidades de um restaurante, e outra em frente a um supermercado, já no São Caetano. As baias terão cumprimento ideal para que o ônibus saia e entre nas faixas com a velocidade média da rodovia. Com isso, os ônibus não ficarão mais parados em uma das pistas, dificultando a fluidez do tráfego de veículos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário