domingo, 12 de junho de 2016

Projeto Praça Junina Rio do Braço começa neste fim de semana, em Ilhéus

Dois resgates históricos estão em curso no distrito do Rio do Braço, na zona rural de Ilhéus: o primeiro, da importância historiográfica daquela região, que foi berço da produção cacaueira no sul da Bahia e agora passa por um processo de recuperação de parte do casario local. O segundo, da tradição dos festejos juninos, que voltam àquela localidade cheia de vida a partir deste ano, e percorre os próximos fins de semana de junho.
A Praça Junina Rio do Braço será iniciada neste sábado e domingo (11 e 12) e integra o projeto Estação Rio do Braço. Até o último fim de semana do mês, diversas manifestações artísticas e musicais se apresentarão nos diferentes ambientes e palcos montados no local, prometendo grandes e inesquecíveis encontros. A iniciativa contará ainda com restaurantes, barracas de moda e artesanato, programação infantil, moeda própria (o Réis), cenografia e estacionamento.
Estação – Palco da novela “Renascer”, da Rede Globo, a localidade é o berço da produção cacaueira da região e chegou a ser uma das áreas mais nobres. O projeto 'Estação Rio do Braço‘ foi idealizado pelo empresário Lucas kruschewsky, proprietário do restaurante, pertencente a 5ª geração de uma das mais tradicionais famílias da região. O empreendimento foi construído na antiga estação Rio do Braço, preservando sua estrutura.
Segundo Kruschewsky, a restauração e recuperação daquele sítio histórico, em primeiro lugar, foi iniciada por um compromisso de família, e também pela importância do local como espaço de memória da cultura do cacau, das famílias de trabalhadores, além do potencial de Rio do Braço para o segmento do turismo rural.
Sua primeira ação à frente do projeto foi adquirir a ruína da antiga estação ferroviária e realizar sua recuperação. Hoje, o local já possui infraestrutura para funcionar como restaurante e casa de eventos, sendo dotado de palco para apresentações artísticas. As próximas atividades do Projeto são a restauração da igreja.
Onde fica - O distrito ilheense de Rio do Braço fica a seis quilômetros da Rodovia BA – 262 (Ilhéus-Uruçuca), na altura do km 19. A estação ferroviária de Rio do Braço foi inaugurada em 1911, por investidores ingleses, para integrar o projeto da Estrada de Ferro Ilhéus-Conquista. Por volta de 1950, os ingleses repassaram a estrada ao Governo. A desativação da estação aconteceu por volta de 1964.

Nenhum comentário:

Postar um comentário