quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Tudo pronto em Itabuna para a campanha contra a Hepatite C

Já está tudo pronto para campanha para detecção precoce da Hepatite C uma iniciativa dos clubes dos Rotary Itabuna e Itabuna Sul em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Com o objetivo de conscientizar e alertar a população sobre a doença, além de aumentar o acesso aos testes e o tratamento, o evento será realizada nesta sexta-feira e sábado, na Praça Olynto Leone, no centro da cidade.
A campanha contará com a participação de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde que vão ajudar na realização de exames rápidos nas pessoas para o diagnóstico imediato do vírus da doença. A coordenadora municipal do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT), Suze Mary Azevedo, explicou que o exame é simples e consiste em rápida picada no dedo para coleta de uma gota de sangue.O presidente do Rotary Club Itabuna, Carlos Ataul Andrade, ressaltou a importância do evento, por ser um momento em que a população terá acesso gratuito ao teste rápido, bem como à informação, conscientização e educação que vão melhorar a compreensão sobre os riscos da hepatite viral.
Já o secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho, reforçou o total apoio à campanha, destacando que a iniciativa louvável dos rotarianos vem se somar às ações de promoção da saúde da população, que são realizadas rotineiramente no município nos Unidades Básicas de Saúde.
Segundo informou, quando a doença é diagnosticada precocemente, as chances de cura chegam a 100%. O secretário lembra que a exemplo de outras doenças, como o diabetes, a hepatite também é silenciosa. “Por isso é importante que a prevenção e o diagnóstico sejam realizados o mais cedo possível”, orientou.
O secretário também espera que a comunidade se conscientize da importância da campanha que, além de prevenir a Hepatite C, vai garantir uma melhor qualidade de vida para a população. De acordo com Paulo Bicalho o resultado dos exames realizados no mutirão será mantido em sigilo e, independentemente, de ser positivo ou negativo, o diagnóstico será encaminhado às pessoas através de mala direta no endereço confirmado pelos participantes.
“Se por acaso os exames derem resultados positivos, o tratamento contra a Hepatite C estará assegurado pela Secretaria Municipal de Saúde que mantém um sistema de vigilância e de atendimento eficiente através do CERPAT”, garantiu Paulo Bicalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário