LUIZA

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Canavieiras sediou Encontro Baiano da Ordem de Cavalaria

“Eboc na Praia”. Assim foi denominado o Encontro Baiano da Ordem de Cavalaria (EBOC), realizado em Canavieiras, no período de 28 a 30 de outubro próximo passado, que reuniu cerca de 300 DeMolays e maçons de toda a Bahia. O evento foi promovido pelo Priorado Nobres Cavaleiros da Terra Santa Nº 148 e teve como anfitriã a Loja Maçônica União e Caridade, nº 05, de Canavieiras.
As solenidades de abertura e encerramento foram realizadas no auditório da Secretaria Municipal da Educação, com a palestra “O Poder Transformador Social do Cavaleiro Ontem, Hoje e Amanhã”, dada pelo Presidente do Conselho Consultivo do Priorado, Khalil Augusto Botelho Nogueira. Em seguida, foram realizadas as cerimônias de investidura ao Grau Simbólico do Ébano e Reflexão sobre o Simbólico Grau do Ébano, na Loja Maçônica União e Caridade.No sábado (29), a programação teve sequência com a Assembleia Geral da Ordem da Cavalaria Baiana para a eleição da sede do Eboc 2018. Durante todo o dia foram realizadas ações sobre as Sublimes Ordens e oficinas diversas, como “O Poder da Espiritualidade”, por Romário Vasconcelos; e “A Dimensão Musical Enquanto Elemento da Experiência Ritualística; “Kaballah e Cavalaria: Nossos Oficiais Através da Árvore da Vida”; “Ritual de Um Nobre Cavaleiro: Como Deve Ser”; finalizando com um bate-papo com a Comissão Nacional da Ordem da Cavalaria.
A denominação EBOC na Praia, foi dada pela localização litorânea de Canavieiras e dentre os objetivos do encontro estão a promoção de debates sobre a Ordem da Cavalaria, adquirir novos conhecimentos, procurar o desenvolvimento de nossos Priorados e a evolução da Ordem DeMolay. “Além disso, esses eventos são excelentes oportundiades de confraternização entre os irmãos”, ressalta Khalil Botelho.
O EBOC é realizado há alguns anos e a partir de 2012 ganhou ascensão com a implantação das Sublimes Ordens de Cavalaria, que também passou a ser ofertado na programação do Congresso Baiano da Ordem DeMolay (ConBODe). “Pelo número de inscrições, deveremos ultrapassar o número de participantes de todos os encontros anteriores. Acredito que em Canavieiras tenhamos mais de 300 cavaleiros, além de seus familiares”, analisa Khalil.
Dentre as autoridades presentes, Gabriel Almeida Andrade - Ilustre Comendador Cavaleiro do Priorado; Társis Valentim Pinchemel - Grande Mestre Estadual da Ordem DeMolay do Estado da Bahia; Ulysses Cabette Nooblath - Presidente da Comissão Nacional da Ordem de Cavalaria no Brasil e Grande Orador Estadual para a Ordem DeMolay no Estado do Pará; Jáder de Souza Oliveira - Coordenaria Estadual de Cavalaria para o Estado da Bahia e Membro da Comissão Nacional de Cavalaria; Antônio Alves Pimenta Neto - Oficial Executivo da 1ª Oficialaria do Estado da Bahia; Jamerson Vieira Torres - Grande Mestre Estadual Adjunto da Ordem DeMolay do Estado da Bahia; Gustavo Cavalcanti Lamego - Mestre Conselheiro Estadual da Bahia; Felipe dos Anjos Figueiredo Vieira da Silva - Mestre Conselheiro Estadual Adjunto da Bahia; Arenilson Mota Nery - Venerável Mestre da Augusta e Respeitável Loja Maçônica União e Caridade Nº 05; Raimundo Antônio Tedesco - Delegado Distrital da GLEB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário