LUIZA

sábado, 5 de novembro de 2016

O cineasta franco-brasileiro Vincent Carelli é o convidado da abertura do XII Panorama Coisa de Cinema

O documentarista franco-brasileiro Vincent Carelli é o convidado especial da abertura do XII Panorama Internacional Coisa de Cinema, onde exibirá seu mais recente trabalho, o filme Martírio. Com acesso gratuito, a primeira noite do festival, dia 09 de novembro, tem mais dois filmes na programação: Lúcio Flávio - O Passageiro da Agonia(1976), de Hector Babenco e O Ornitólogo, de João Pedro Rodrigues. As sessões acontecem às 20h, no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha (Centro) e os ingressos podem ser retirados a partir de 18h.Premiado pelos júris oficial e popular do último Festival de Brasília e vencedor da categoria Melhor Documentário Brasileiro na 40ª Mostra de São Paulo, Martírio resgata o princípio da grande marcha de retomada dos territórios sagrados Guarani Kaiowá. Também antropólogo, Carelli registrou o nascedouro do movimento na década de 1980 e voltou ao tema, vinte anos depois, motivado pelos relatos de sucessivos massacres.
A exibição de Lúcio Flávio - O Passageiro da Agonia (1976) inicia a mostra em homenagem a Hector Babenco, cineasta argentino naturalizado brasileiro que morreu em junho, aos 70 anos. O ator Reginaldo Faria vive o personagem que dá nome ao longa, baseado em fatos reais. Lúcio é um jovem bandido que torna-se nacionalmente famoso por sua habilidade em roubo a bancos no Rio de Janeiro dos anos 60. Premiada no Festival de Gramado, a produção está no ranking dos 100 melhores filmes nacionais da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).
Um dos 12 filmes mais esperados de 2016, segundo a revista Cahiers du Cinéma, O Ornitólogo (Portugal/França/ Brasil) rendeu a João Pedro o prêmio de Melhor Realizador no Festival de Locarno (Suíça). No filme, o ator Paul Hamy vive Fernando, um solitário homem de 40 anos, estudioso das aves, que inicia sua odisseia ao enfrentar uma forte correnteza a bordo de um caiaque. O diretor aposta em uma sonoplastia rica em sons, naturais e humanos, que dialogam com a exuberância da natureza que circunda os personagens.
Ao final da exibição dos filmes, a cantora, atriz e compositora Larissa Luz se apresentará em um pocket show, com repertório que inclui músicas do seu recente trabalho Território Conquistado, que rendeu a sua indicação ao 17º Grammy Latino na categoria melhor álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa.
O XII Panorama Internacional Coisa de Cinema acontece de 9 a 16 de novembro, em Salvador e Cachoeira. O festival é uma realização da produtora Coisa de Cinema, compatrocínio da Petrobras e do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, e apoio da Prefeitura de Cachoeira.

SERVIÇO
O que: Abertura do XII Panorama Coisa de Cinema
Filmes:
- Martírio, com a presença do diretor Vincent Carelli
- Lúcio Flávio - O Passageiro da Agonia, de Hector Babenco
- O Ornitólogo, de João Pedro Rodrigues
Quando: 9 de novembro, às 20h
Onde: Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha (Praça Castro Alves – Centro. Tel: 71 3011-4706)
Acesso gratuito - retirada de ingressos a partir de 18h
Informações: (71) 3011-4703 / 3011-4706
Programação: coisadecinema.com.br/xii-panorama/

Nenhum comentário:

Postar um comentário