segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

ITABUNA - ARTISTAS E CANTORES ABRILHANTARAM “15 VEZES FELIZ NATAL”, DA FICC







O evento contou com a participação de grandes nomes da música grapiúna, além de artistas e grupos premiados em 2016.
A quarta-feira (30), quinta-feira (1º) e sexta-feira (2) foram muito especiais para quem transitou pela Praça Laura Conceição, próximo à sede da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), no Centro de Itabuna. Nestes dias, a Prefeitura Municipal, através da FICC, promoveu o evento “15 Vezes Feliz Natal”, que assumiu para si a missão de abrir oficialmente o Natal de Itabuna e ainda registrou a comemoração do aniversário de 15 anos da FICC, que tem o seu “registro de nascimento” datado no dia 27 de dezembro de 2001.
Para a professora Nilmecy Santos Gonçalves, presidente da FICC, “quando a fundação se propõe a um evento de final de ano revestido de todos os símbolos e representações próprios do Natal, o nosso coração se enche de um sentimento que não poderia ser outro, senão o de gratidão. Agradecemos desde os artistas que estiverem vinculados à FICC, passando por todas as secretarias municipais e empresas que colaboraram com a gente ao longo da gestão de Vane”, disse emocionada.
Organizado em três etapas, o “15 Vezes Feliz Natal” contou, na primeira noite, com a peça de teatro “Auto de Natal – A Estrela Maior”, articulada pelo Grupo de Teatro da FICC (Casa das Artes Unidade Sarinha / CSU), com direção de Marquinhos Nô e com a Banda Municipal Falcões, que teve uma brilhante participação do cantor Kocó (da Banda Lordão), que elogiou a iniciativa da FICC e disse que gostaria de ver um evento como o que foi proposto crescer ainda mais e ser transformado em mais um atrativo da cidade de Itabuna.
A segunda noite foi abrilhantada pela apresentação de Brena Gonçalves, cantora de Ilhéus que vem ganhando projeção nacional pela sua participação em um reality show; a apresentação de Marcelinho e Jamile Marques (Dança de Salão); e ainda uma segunda apresentação da peça de teatro “Auto de Natal – A Estrela Maior”.
Na terceira e última noite, as apresentações ficaram por conta da Cantata de Natal organizada pelo professor de música Davidson Viana (Casa das Artes Unidade Centro); do Grupo Encantarte, com uma sinopse do espetáculo “Saga de Guerreiro”, dirigido por Jailton Alves e com coreografia de Egnaldo França; e show Paulo Maia In Concert (MPB, voz e teclado), com as participações especiais de Robinho (da Banda Amor a Dois) e Egnaldo França (do Grupo Encantarte).

Artesanato
Todas os dias de apresentações tiveram a participação especial também de artesãos associados à Associação Itabunense de Artesãos (AIART), que colocaram à disposição do grande público produtos e gêneros produzidos por artistas da cidade. “A FICC está plantando uma ideia muito boa aqui em Itabuna, que é a de iniciarmos as nossas campanhas natalinas com afinco, com vigor, com brilho e com festa. Queríamos que esse evento se estendesse por mais alguns dias, porque a proposta é maravilhosa, com artistas, com música, com artesãos expondo produtos. Isso é muito bonito”, disse Rosana Silva, professora que passava pela praça no momento do espetáculo.
“Eu estava em casa, assistindo ao jornal e vi que a FICC estava fazendo um evento bonito, no Centro da cidade, então eu resolvi ir lá e ver de perto”, disse também elogiosamente o professor Antônio Nolberto Xavier.
“Quem não pôde assistir as apresentações, mas tem interesse em conhecer melhor os produtos que foram colocados a venda no “15 Vezes Feliz Natal”, pode se dirigir ao Shopping do Artesanato Grapiúna, localizado no Calçadão da Ruy Barbosa – Centro. Ali, cerca de 40 associados expõem e comercializam produtos que vão desde peças de decoração até gêneros alimentícios diversos”, apontou a presidente da AIARTE, Daniela Nepomuceno.

Prêmios
Entre artistas e grupos que se apresentaram no “15 Vezes Feliz Natal”, muitos deles se destacaram durante o ano de 2016 com prêmios diversos.
O Grupo Encantarte, por exemplo, foi classificado em 3º lugar na categoria Dança Livre, com o espetáculo “Saga de Guerreiro”, durante o IX Festival Multiarte Firmino Rocha, realizado em outubro de 2016, pela FICC.
O diretor de teatro Marquinhos Nô, também foi premiado em 2016, no Festival Multiarte, tendo sido classificado em 1º lugar na categoria Teatro Infantil.
Os professores de dança Marcelinho e Jamile Marques foram classificados em 1º lugar na etapa Nordeste e em 5º lugar na etapa Nacional do Concurso Nacional de Dança de Bolero. A competição foi finalizada no mês de novembro, no Rio de Janeiro.
Já a Banda Municipal Falcões foi classificada entre as cinco melhores bandas e fanfarras do Estado da Bahia, no Concurso Estadual de Bandas e Fanfarras, cuja última etapa aconteceu no final de outubro, na cidade de Santo Amaro / BA.
A presidente da FICC, Nilmecy Gonçalves, disse que os resultados são um espelho do esforço da fundação em fomentar da melhor maneira possível a Cultura Grapiúna. “Hoje, já temos cantores, instrumentistas, musicistas que estão se formando em nossa cidade e estão ganhando o mundo”, indicou.
Nos três dias de eventos, o “15 Vezes Feliz Natal” contou um público médio de 1.500 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário