Estes professores alfabetizadores atuam nos núcleos Turu/Bequimão, Zona Rural, Cidade Operária, Centro, Itaqui-Bacanga e Anil. Para o secretário de Educação, Moacir Feitosa, o processo de formação continuada de professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares é de suma importância para a educação de São Luís. "As formações têm foco na valorização profissional, no fortalecimento das práticas pedagógicas e administrativas, para a melhoria do aprendizado das crianças. Garantir que todas as crianças aprendam a ler e escrever na idade certa é prioridade nas políticas educacionais da gestão do prefeito Edivaldo", pontua.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Alfabetização da Semed, Ruth-Ane do Nascimento Oliveira, a formação trabalha para o fortalecimento da política de alfabetização. "Os docentes, que acompanham as crianças todos os dias, precisam estar constantemente atualizados, fazendo cursos de formação e oficinas que os capacitem a desenvolver um trabalho sempre melhor em sala de aula", frisou.
FORMAÇÃO
Professora alfabetizadora há 17 anos e atuando na rede municipal de ensino há cinco, Eliane Cantanhede dos Santos Lima, que atua na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) José Assub, conta como a formação transforma perspectivas de professores e estudantes. "Enquanto professores, somos eternos aprendizes. Fiquei maravilhada com a formação, no primeiro encontro nos sentimos motivadas a participar", pontua.
De acordo com a educadora, a formação abriu os olhos para uma diversidade textual que vai de receitas, passando por parlendas, quadrinhos, músicas, até alcançar a nova maneira de trabalhar em sala de aula esses textos. "O que me chamou mais atenção foi o aprendizado de como fazer com que estes textos sejam mecanismos de alfabetização e letramento. O curso foi um divisor de águas para o meu amadurecimento profissional".
A estudante Lunna Beatriz da Silva Monteiro, 7 anos, tinha dificuldade no aprendizado. Hoje, a garota lê, escreve e interpreta texto. "Eu adoro ler e escrever, a professora me ensinou. No cantinho da leitura da escola gosto de todas as histórias que ela conta pra gente e também gosto de contar as histórias para meus colegas", relatou a garota.
Nenhum comentário:
Postar um comentário