quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Projeto Araci Norte: Rosemberg acompanha retomada da obra e sugere extensão até Santa Luz. Obra beneficiará 38 mil pessoas



A retomada da obra da adutora de distribuição de água para região Sisaleira foi reivindicada junto à Cerb - Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia, pelo mandato do deputado estadual Rosemberg Pinto. A obra original, que está paralisada desde 2016, quando o TCU notificou a Ceará Mendez Construtora, engloba Araci Norte até a divisa com Santa Luz, cerca de 50 km de extensão. Segundo Marcos Bulhões, presidente da Companhia, o órgão já está unindo esforços para que a obra possa ser retomada o quanto antes, ou para que, em último caso de não se chegar a um entendimento com a construtora, providenciar nova licitação.
Muito preocupado com a crise hídrica que já atinge praticamente toda Bahia, o deputado Rosemberg esteve representado pela chefe de gabinete do seu mandato, Aldenira Sena, e pelo ex-petroleiro Jaziel Aristides de Carvalho, filho de Santa Luz, que apresentou ao governo a solicitação de extensão para Santa Luz e para os povoados que ficam a menos de 10 km do município. “Preciso levantar a possibilidade dessa extensão, através de aditivo ou recurso de aditivo, e se não for possível, verificar junto ao Governo do estado esse complemento que seria importante uma vez que essa era uma região que chovia 1.200 mm e atualmente está chovendo 400 mm”, destacou Bulhões.“O projeto original vem desde o governo Wagner. Agora chegamos a um ponto que regiões que nunca tiveram problemas de falta d’água estão sofrendo. Vou acompanhar de perto a retomada da obra e vamos torcer pra que o projeto de extensão, sugerido por Jaziel, que conhece a região e entende bem do assunto, já que durante muitos anos fez parte da área de engenharia de gasodutos e adutoras da Petrobras, possa sair do papel e beneficiar cerca de 5 mil pessoas a mais”, destacou Rosemberg.

Projeto Araci Norte
O projeto Araci Norte faz parte do sistema integrado de abastecimento de água que está sendo construído para beneficiar 38 mil pessoas em 67 comunidades dos municípios de Araci e Tucano. A água é captada de dois poços tubulares perfurados pela Cerb na Bacia Sedimentar de Tucano, nas imediações do Morro do Pai Miguel, região do Assentamento Umburana da Serra, com vazões de 250 mil litros/hora cada poço. Além de Araci e Tucano, as comunidades situadas no limite territorial do município de Santaluz também serão beneficiadas. Com todo o sistema em operação, a água será levada aos moradores da zona rural de Araci e Tucano, com extensão de 224 quilômetros de adutoras, 56 reservatórios, 15 estações elevatórias, três estações de tratamento, rede de distribuição de 116 quilômetros, e mais de seis mil ligações domiciliares. A obra faz parte do programa Água para Todos e conta com um investimento total de R$ 51 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário