Para o artista, a exposição resgata parte do imaginário e lendas que estão na formação da cultura maranhense, do folclore popular. Na noite de abertura, Falcão convidou cinco alunos dele, estudantes do terceiro ano do Centro de Ensino Cidade de São Luís, para apresentar trecho da peça "Guará", inspirado na história de uma batalha.
"Em sala de aula, eu sempre estimulo os alunos a trabalharmos o conteúdo de educação artística em várias linguagens. Uns preferem artes visuais, outros o teatro, outros música e dança. E eu sempre tento incluir nas aulas informações e conhecimento sobre cultura popular, sobre nosso folclore, folguedos, e essa exposição fala muito disso e da minha trajetória como artista plástico", disse.
A noite de abertura foi encerrada com apresentação do tambor de crioula do Mestre Macaxeira. A Galeria Trapiche Santo Ângelo fica localizada na Avenida Senador Vitorino Freire, em frente ao Terminal de Integração, com horário de visitação das 9h às 19h.
Ciro Falcão é artista premiado e reconhecido na história das artes visuais do Maranhão. Recentemente, integrou o grupo de artistas que foram entrevistados para a primeira parte do projeto "Arte Maranhão", uma série de 39 filmes que vai mapear a história das artes plásticas maranhenses dos últimos 70 anos, sob a direção do cineasta Beto Matuck e iniciativa do Museu da Memória Audiovisual do Maranhão. O vídeo pode ser conferido no Youtube como "Arte Maranhão – Ciro Falcão".
Nenhum comentário:
Postar um comentário