Além da atualização desses profissionais para atender ao novo calendário de vacinação, o curso pretende aperfeiçoar o trabalho com a informatização do sistema de trabalho. Segundo a chefe do Departamento de Vigilância à Saúde, Cássia Brito, o novo programa informatizado dará acesso a qualquer sala vacinal, em qualquer unidade de saúde do município.O sistema fornecerá informações sobre a situação vacinal do indivíduo, caso esteja em atraso, ou ainda se o cartão de vacina for perdido. As informações ficarão armazenadas e disponíveis para que o vacinador altere ou atualize no sistema.
Novas Salas - A coordenadora de Imunização, Walkiria Cardeal, relata que o município atualmente conta com nove salas em funcionamento. “No entanto, a intenção é aumentar imediatamente este número, com a implantação de mais sete novas salas para vacinação, por isso é de extrema importância o curso de atualização desses profissionais”, afirma.
“No primeiro dia do curso, foram pontuadas as boas práticas de vacinação e atualização do novo calendário para os participantes. Já no último dia, a programação será destinada apenas à parte prática, no qual os profissionais já irão trabalhar com o novo sistema”, informa.
Sob essa perspectiva, o técnico de enfermagem e vacinador, Etiene Matos, ressalta a importância do curso de atualização, para aprimorar o conhecimento, com o novo calendário vacinal, pois quatro novas vacinas foram introduzidas na rede municipal. O objetivo do curso é resgatar os vacinadores que estão afastados das salas de vacinas, para que se possa abrir mais salas e ampliar a oferta para a população. “Melhorar a oferta, aumentar a cobertura vacinal e proteger a população de doenças que são evitáveis pela vacinação, são nossas prioridades”, conclui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário