LUIZA

segunda-feira, 13 de março de 2017

Alunos de escola municipal realizam sonho de assistir partida de futebol


Antony Cavalcante seguiu a viagem na expectativa para os 90 minutos de jogo e confiante na vitória do time que torce

Este domingo, 12, vai ficar marcado na memória de 25 crianças da Escola Municipal Professora Madalena Travassos, localizada no bairro do Paraíso, no distrito de Mosqueiro. Os alunos da 4ª série do ensino fundamental, que tem a idade entre 08 e dez anos, realizaram o sonho de assistir a um jogo de futebol em um estádio na capital paraense. A partida, realizada no estádio da Curuzu, em Belém, foi disputada entre os times Paysandu e Independente pelo grupo A1 do Parazão 2017.A ida dos estudantes ao estádio faz parte do projeto “A realização de um sonho”, que contou com a parceria do projeto social do time bicolor, denominado como “Retorno das Famílias aos Estádios”. Na Secretaria Municipal de Educação (Semec), a ação, que surgiu como um desafio para os alunos, foi idealizada pelo professor Leandro Araújo. “Eu percebi que as notas deles estavam abaixo da média, foi então, que surgiu a ideia de fazer algo para incentivar os estudos e participação durante a aula”, comentou.
“Conversando com os estudantes descobri que todos torciam para o mesmo time, então, aproveitei a oportunidade com a ação quem também existia no clube”, completou o professor. “Disse em sala que, se a média das notas fosse oito, na ‘provinha Belém’, aplicada no final do ano passado, eu os levaria para assistir a um jogo de futebol. Eles se esforçaram muito e atingiram nota acima da média. Agora estão tendo a recompensa e com a lição de que tudo precisa ser conquistado”, seguiu Leandro Araújo.
A parceria entre os dois projetos, da Semec e do clube de futebol, começou no dia 22 do último mês, representantes da diretoria de Responsabilidade Social do Paysandu foi até a escola conhecer cada aluno e convidá-los para o jogo. As crianças ganharam, ainda, camisas personalizadas do time. Neste domingo, além do convite para a partida no estádio, a comissão entregou 28 cestas básicas às famílias dos estudantes.
A ida de Mosqueiro até Belém foi uma grande festa. A pequena Taíssa de Moraes, de 9 anos, era só ansiedade minutos antes de chegar na Curuzu. “Estou com um frio na barriga e muito ansiosa. Nunca vi um jogo de perto e estou gostando disso tudo. Vou torcer muito”.
Antony Cavalcante, também de 9 anos, seguiu a viagem na expectativa para os 90 minutos de jogo e confiante para a vitória do time que torce. “Vamos jogar muita energia positiva e, claro, comemorar a vitória. Viemos para isso”, disse o estudante que pôde celebrar junto com os demais colegas de sala de aula no início da noite, após o fim da partida e a vitória do Paysandu por 1x0. “Eu sabia que íamos conseguir ganhar. Estamos todos muito felizes”, festejou Antony.
Ainda durante a partida, no intervalo, os alunos convidados conheceram o gramado do estádio e distribuíram flores às mulheres presentes no local, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia 08.
Para a diretora da escola, Hidevange Passos, o sentimento é de gratidão em poder participar de momentos de tal importância na vida dos alunos e dos familiares. “Eles mereceram, se esforçaram para realizar esse sonho. Fico muito feliz em ver o sorriso no rosto de cada um, com certeza eles não vão esquecer esse dia nunca mais”, finalizou.

Da Redação - Agência Belém de Notícias
Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus / Fernando Torres - NID

Nenhum comentário:

Postar um comentário