LUIZA

sexta-feira, 10 de março de 2017

SC - Governo do Estado e sociedade civil organizada criam plano de desenvolvimento para 2030


Fotos: Jaqueline Noceti/Secom
Nesta quinta, 9, o Governo do Estado realizou workshop a fim de construir uma visão de futuro para Santa Catarina até 2030 e que orientará o Plano de Desenvolvimento do Estado. A reunião no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis, contou com a participação de secretários de Estado, técnicos do Executivo e representantes da sociedade civil organizada e de universidades.
“É um momento muito importante para nossa história, pois estamos carecendo de um olhar coletivo para o futuro, saber onde estamos e para onde vamos. Este plano precisa ser conduzido de tal forma que não seja um plano construído pelo governo Raimundo Colombo, mas pela sociedade. É muito importante que a gente aprofunde esse debate. Então, vamos levar isso para as regiões.", destacou o secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores.

O Plano de Desenvolvimento de Santa Catarina 2030 auxiliará a ação governamental no estado no período de 2017 a 2030. Será construído a partir das seguintes questões: onde estamos, aonde queremos chegar, como vamos chegar lá e quais instrumentos de governança vamos utilizar. Abordará as dimensões Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Infraestrutura e Meio Ambiente e Gestão Pública, além do recorte de oito mesorregiões – Grande Florianópolis, Litoral Norte, Litoral Sul, Alto Vale do Itajaí, Planalto Serrano, Planalto Norte, Meio-Oeste e Oeste.



O trabalho será elaborado no período de um ano por professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), envolvendo órgãos da administração pública direta e indireta e da sociedade civil, com apoio da Fapesc. "Nós vamos buscar a participação efetiva do setor público e da sociedade civil organizada para traçar estratégias de desenvolvimento, estabelecer indicadores e metas no sentido de que a política pública venha alcançar essas metas ao longo do tempo", explicou o professor da UFSC Silvio Cario.

Os participantes do workshop vão definir visões de futuro para Santa Catarina em grupos por eixos de atuação. Esse conteúdo será sistematizado pelas equips da UFSC e da Secretaria de Estado do Planejamento para apresentar ao governador Raimundo Colombo.

Participaram da reunião representantes das secretarias de Estado do Planejamento, da Fazenda, da Saúde, da Educação, Agricultura e Pesca, do Turismo, Cultura e Esporte, da Assistência Social, Trabalho e Habitação e do Desenvolvimento Econômico Sustentável, da Segurança Pública, da Celesc, SC Gás, SC Parcerias e Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Florianópolis, além de UFSC, Udesc, Fapesc, Sebrae e Fiesc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário