LUIZA

segunda-feira, 3 de julho de 2017

GOOGLE É A PRIMEIRA EMPRESA ESTRANGEIRA A OFERECER SERVIÇOS DE INTERNET EM CUBA

Recentemente, o Google se destacou por um feito inédito: foi a primeira empresa a acionar seus servidores de internet em Cuba, que até então nunca tinha recebido companhias estrangeiras oferecendo esse tipo de serviço. De acordo com dados divulgados pela imprensa, o ato foi fruto de um acordo entre o Google e o governo cubano realizado no final de 2016.
Agora, os moradores de Cuba poderão ter acesso a um serviço que apresenta diversos tipos de conteúdo popular da internet – como, por exemplo, os principais vídeos virais da atualidade disponíveis em plataformas como o YouTube.

Com a instalação dos novos servidores, especialistas
acreditam que finalmente o país está mais aberto à modernização e maior acesso a um conteúdo global de informação. Para se ter uma ideia mais ampla a respeito do assunto, é importante destacar que – no ano passado – o então presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, visitou Cuba para alertar que apenas 5% de seus cidadãos possuíam acesso à internet.

Na época, foram levantadas especulações de que o Google serviu como um ponto de apoio para que as relações entre Cuba e os Estados Unidos se tornassem um pouco mais amigáveis. E, de fato, isso é algo importante, visto que desde a Guerra Fria existia um certo embargo entre as duas nações.

De acordo com estudiosos, para os cubanos esse avanço pode ser considerado grandioso. E isso porque, antes da multinacional norte-americana, todas as informações viajavam para o país a partir do uso de um cabo submarino que vinha da Venezuela. Por esse motivo, a internet era extremamente lenta.

“Essa medida só irá melhorar a experiência dos usuários cubanos com páginas do Google, com a melhoria mais notável sendo a de vídeos do YouTube”, afirmou um representante de uma empresa que ligou os servidores em Cuba.

Porém, é importante também ressaltar que – em todo o país – existem apenas 240 pontos públicos de WiFi, sendo que o acesso restringe o uso de uma grande parcela da população (no geral, existe internet somente em alguns locais de trabalho e instituições educacionais). Com a nova medida e outras políticas do governo cubano, a ideia é que aos poucos os cidadãos comecem a ter acesso à internet em suas casas.

Por fim, colocando o Brasil como medida de comparação com Cuba, as diferenças são grandes e claras. E apesar de muitos cidadãos ainda não contarem com acesso à interne no País, é possível afirmar que as medidas para garantir o serviço à população estão aumentando ano após ano.

Um bom exemplo disso é o desenvolvimento das empresas provedoras de internet, que constantemente criam pacotes e deixam seus preços cada vez mais competitivos. Nesse contexto, também vale destacar o crescimento de portais que realizam teste de velocidade, com o objetivo de testar a conexão numa casa ou escritório.

O portal MinhaConexão é um deles, e conta com relatórios personalizados e periódicos para que o usuário possa medir e comparar o desempenho da internet. O teste de velocidade é uma ferramenta eficaz para garantir o serviço de dados contratado com a empresa e pode ser utilizado de maneira rápida e prática.
São Paulo - SP (DINO) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário