
AMAZONINO MENDES ELEITO GOVERNADOR DO AMAZONAS FOTO:PORTAL MOVIMENTO POPULAR
Com 100% das urnas apuradas, Amazonino obteve 782.933 (59,21% ) votos. O adversário, Eduardo Braga, do PMDB, obteve 40,48% dos votos. A abstenção foi de 24,96%, ou seja, mais de meio milhão de eleitores deixaram de votar no segundo turno, assim como no primeiro.
O TRE-AM marcou para 2 de outubro a diplomação do novo governador.
Amazonino, 77 anos, venceu Eduardo Braga, do PMDB, no 2º turno, em eleição convocada após a cassação de José Melo. É a quarta vez que ocupará o cargo de governador. Foi eleito em 1986 e em 1994 e reeleito em 1998. Também foi prefeito de Manaus, a capital do estado, por três mandatos.
Em declarações aos jornalistas, o governador eleito disse que a prioridade é “arrumar o que está desarrumado, dando valor ao mérito e não aos costumes políticos. Nós vamos reconstruir o Estado do Amazonas. Isso começa logo, mesmo antes de assumir”.
“Importante é o mérito, é o Amazonas, é o seu povo, é sua gente. É esta a nossa bandeira. Nossa bandeira não é grupo político”, afirmou.
A taxa de abstenção no segundo turno ficou em 25,82%, ou seja, quase 604 mil eleitores deixaram de votar. O resultado é superior ao registrado no primeiro turno, quando mais de meio milhão de pessoas não compareceram às urnas. Os votos brancos correspondem a 4,06% e os nulos, a 19,73%. Cerca de 2,3 milhões de cidadãos amazonenses estavam aptos a votar nessa eleição.
O TRE informou que o governador eleito será diplomado no dia 2 de outubro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário