sexta-feira, 22 de setembro de 2017

OS BANCOS PÚBLICOS NA CASA DO POVO

Os bancos públicos, cujo importante papel social tem sido alvo do desmonte do governo neoliberal de Temer, são motivo de audiência pública, na Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador, no dia 9 do próximo mês.. Os superintendentes do BB, da Caixa e do BNB, além de deputados estaduais e federais figuram entre os convidados. O evento é aberto ao público.
Caso saia do papel, a venda ou desmonte completo das estatais vai prejudicar toda a sociedade e o mercado interno. Os bancos públicos são fundamentais para o país. Graças a eles são viabilizadas políticas e programas sociais e econômicos.
O Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar, por exemplo, garante o financiamento para produzir alimentos. Mais de 12 milhões de pessoas estão hoje ocupadas na agricultura familiar e 70% dos alimentos consumidos no país vêm desse trabalho.
Tem mais, a Caixa é responsável por mais de 70% do financiamento imobiliário do Brasil. O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), programa de crédito que garante ao estudante de baixa renda cursar o nível superior, depende da Caixa e do BB. O BNB gera o FNE (Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Agroindústria do Nordeste). Já o BNDES financia a indústria nacional, embora a política de crédito esteja comprometida com o encarecimento da taxa de juros e fuga de recursos para o Tesouro. Tudo isso corre risco com o governo Temer. (SBBA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário