quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Semana de Mobilidade Urbana debate regulamentação de mototaxi em Ilhéus


Um dos temas em discussão durante a Semana de Mobilidade Urbana, que começa nesta quinta-feira, dia 14, em Ilhéus, é a viabilidade de regulamentação do serviço de mototaxi na cidade. O evento, promovido pelo Instituto Nossa Ilhéus, financiado pela União Europeia, conta com o apoio da Prefeitura. A consulta popular será feita através do Delibera Brasil, com a metodologia mini público aplicada pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC).
As atividades da Semana de Mobilidade Urbana foram discutidas dia 13, em reunião realizada no auditório do Centro Administrativo do Município, com a participação do vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, José Nazal, dos secretários de Relações Institucionais e de Indústria e Comércio, Sérgio Souza e Paulo Sérgio dos Santos, do superintendente de Trânsito e Transportes, Gilson Nascimento, além do presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito (Sindatran), Valério Bonfim, do chefe de Fiscalização da Sutran, Rogério Buralho, da presidente da Abedefi (Associação Beneficente dos Deficientes Físicos de Ilhéus), Cleide Avelino, Arthur Valente, do Serviço de Licença de Obras Particulares ( LOP), Odailson Aranha, diretor do Conselho Comunitário da Zona Sul, entre outros.
Essa pauta será discutida por dois dias, 14 e 15, como uma espécie de júri popular, onde essas questões serão abordadas e o resultado do trabalho transformado em um relatório, a ser elaborado por técnicos do Delibera, em São Paulo, e depois entregue ao Poder Executivo para servir de subsídio de uma possível regulamentação desse serviço no município.
Na opinião do chefe do Sutran, Gilson Nascimento, “a legislação do Moto Taxista já existe em várias partes do País, e é preciso que o município regulamente. Já estamos com esse estudo e recebemos agora esse presente do Delibera Brasil, do Instituto Nossa Ilhéus, que vai provocar a sociedade para identificar qual o modelo ideal do serviço que ela quer para Ilhéus”. Segundo ele, a particularidade de Ilhéus é diferente de outras cidades e por isso é muito importante fazer este diagnóstico junto ao público alvo, no caso, as pessoas que irão preferir andar de ônibus, de moto táxi ou de taxi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário