sexta-feira, 3 de novembro de 2017

BNDES AMEAÇADO PELO GOVERNO

O BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento) tem sido alvo do arrocho do governo Temer para sanar o rombo orçamentário. Ações judiciais ocorrem em cinco estados brasileiros (Pará, Bahia, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro) com o objetivo de impedir a devolução antecipada de R$ 130 bilhões do banco para o Tesouro Nacional em 2018.
As ações populares, movidas por entidades e pessoas físicas, afirmam que a devolução fere os artigos 36 e 37 da Lei de Responsabilidade Fiscal, que proíbem operações de crédito e equivalentes entre uma instituição financeira estatal e o ente federativo.
O BNDES já devolveu aos cofres do Tesouro um total de R$ 50 bilhões. A operação prejudica ainda mais o Banco Nacional, pois o impacto da devolução pode deixar a instituição sem caixa.(SBBA)
==
DESAFIO - Depois de Minas Gerais, agora é a Assembleia Legislativa do Tocantins que nega a concessão do título de cidadão a Temer. A rejeição dele passa dos 90% e pesquisa do Instituto Paraná mostra que para 87,4% dos brasileiros, o presidente não os representa. Mesmo assim ele continua no cargo. Taí um desafio para cientistas políticos, sociólogos, acadêmicos, jornalistas e outros estudiosos. As teorias existentes parecem não dar conta.(SBBA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário