terça-feira, 21 de novembro de 2017

Coelba alerta para cuidados com a iluminação de Natal


Resultado de imagem para gambiarra de natal

Além de prevenir de acidentes, o consumidor deve adotar hábitos conscientes de consumo para evitar desperdícios e economizar na conta de energia Hora de pensar na decoração de Natal. Nas lojas, ruas e residências, as lâmpadas coloridas e efeitos luminosos começam a dar à cidade o clima da festa cristã, comemorada nos quatro cantos do planeta. Artigos de iluminação para fachadas de imóveis e ambientes internos são os enfeites mais procurados e comercializados nesta época do ano. Novo ou reaproveitado de anos anteriores, o tradicional pisca-pisca requer atenção especial. Para prevenir acidentes, a Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, alerta para cuidados importantes ao adquirir, instalar e manusear a decoração luminosa. 
O serviço deve ser realizado por um profissional capacitado, evitando, dessa forma, o risco de acidentes, além da possibilidade de quedas das escadas. 
 O consumidor deve lembrar ainda que a decoração desperta a atenção das crianças que tendem, naturalmente, a querer tocar nos enfeites. Importante também não se esquecer de desligar toda a decoração elétrica ao sair de casa. Outra recomendação é não instalar objetos decorativos próximos à rede de distribuição de energia. 
 Principais dicas: 
 Certifique-se de que o material comprado é atestado pelo Inmetro. 
 Faça revisão dos fios decorativos e piscas antes da instalação, principalmente se for reaproveitar o material do ano anterior. 
 Ao comprar uma árvore procure a etiqueta “resistente ao fogo”. 
 Não utilize enfeites de papel em árvores com iluminação elétrica. 
 Desligue os aparelhos e enfeites de Natal ao sair de casa ou na hora de dormir. Esta prática evita acidentes e o consumo desnecessário de energia. 
 Nunca desligue aparelhos elétricos puxando pelo cabo ou fiação. Para desligá-lo da tomada, utilize o plugue. 
 Prefira enfeites de lâmpadas LED, pois são mais econômicos. 
 Dê preferência aos enfeites impermeáveis, pois são mais seguros, têm maior durabilidade e podem ser reaproveitados nos próximos anos.
 Evite deixar a instalação em área sujeita a chuva ou alagamento. 
 Mantenha a fiação fora do alcance das crianças. 
 Não instale o conjunto de lâmpadas em estrutura metálica. 
 Siga corretamente as instruções do fabricante do produto. 
 Não ligue as luzes em extensões e benjamins (“T”). 
 Não faça ligações clandestinas de energia para a iluminação natalina. Além de sobrecarregar o sistema, elas representam risco de curto-circuito, acidentes graves e é crime previsto no Código Penal Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário