sexta-feira, 18 de maio de 2018

Polícia Civil comemora 142 anos com entrega de condecorações em Belém


A Polícia Civil condecorou em solenidade realizada no Teatro Maria Sylvia Nunes da Estação das Docas, em Belém, na noite desta quinta-feira (17), mais de 130 pessoas, entre policiais civis e militares, representantes das Forças Armadas, servidores do Estado e do Governo Federal, dirigentes de associações comunitárias e profissionais liberais, com as mais altas comendas da instituição policial: a Medalha do Mérito Policial Civil; a Medalha Evanovich de Investigação Policial e o Diploma Amigo da Polícia. Este ano, foram homenageados, com placas de condecoração, 88 policiais civis em 11 equipes responsáveis por operações policiais que resultaram no esclarecimento de crimes de complexa investigação no ano passado. A solenidade é alusiva aos 142 anos da Polícia Civil celebrados este ano.
O evento, que contou com a presença do secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes Rocha, que representou o governador Simão Jatene, e foi presidida pelo delegado-geral Claudio Galeno. O ex-secretário de Segurança Pública, Jeannot Jansen, e atual secretário Extraordinária de Assuntos Instituicionais, esteve também presente na solenidade, assim como, o ex-delegado-geral Rilmar Firmino. O atual chefe da Polícia Civil fez um retrospecto, em sua fala, dos avanços conquistados nos últimos anos, pela instituição policial. Entre eles, a renovação de um terço do quadro de policiais civis em todo Estado, com incremento de mais de mil novos policiais civis entre os anos de 2011 e 2018. "Foram 23 novos policiais em 2011; 386 em 2014 e em 2018 mais 623, totalizando 1.032 novos policiais civis", detalhou Claudio Galeno. Atualmente, a Polícia Civil conta com mais de 3,4 mil policiais civis nos 144 municípios paraenses.

Graças ao protagonismo do governador Simão Jatene, a Policia Civil realizou dois concursos públicos em menos de quatro anos, um feito histórico na instituição policial e inédito em todo Brasil. Além da renovação do efetivo policial, o delegado Galeno destacou as reformas de mais de 100 Delegacias de Polícia, na capital, região metropolitana de Belém e interior paraense, além das construções de 70 Unidades Policiais, no modelo conhecido como Unidade Integrada Propaz (UIPP), que congrega as Polícias e o atendimento social realizado por assistentes sociais, entre outros serviços, no mesmo local. Além dos avanços dos últimos sete anos, Claudio Galeno foi além no tempo, citando as históricas conquistas do período em que o atual secretário de Segurança Pública, foi delegado-geral da Polícia Civil.

Em 2004, salientou o delegado-geral, Luiz Fernandes Rocha foi responsável pela aquisição do prédio atual da Delegacia-Geral, sede própria da Polícia Civil, que anteriormente estava sediada em um prédio alugado, além da criação de outras novas unidades policiais, como a Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e aquisição do sistema Guardião usado em investigações, entre outros avanços. Ele destacou a desafiadora missão de suceder ao delegado Rilmar Firmino, que esteve à frente da Polícia Civil, nos últimos 5 anos, período em que a instituição policial teve um crescimento qualitativo.

Para Galeno, o reconhecimento de cada policiais civis, na solenidade, "é uma forma de mostrar à sociedade o quanto a Policia Civil cresce em sedimentação de valores éticos e profissionais, que muito transmitem o valor de cada servidor policial civil. Esse é um dia para nós que coaduna com todos esses sentimentos, do orgulho de ser policial civil e, acima de tudo, de mostrar à sociedade o quanto é valoroso nosso trabalho", ressalta. Após as considerações do delegado-geral, os agraciados passaram a receber as comendas. Ao todo, 30 profissionais receberam a Medalha do Mérito Policial Civil. A honraria é concedida a civis, militares e servidores públicos que tenham prestado relevantes contribuições à Polícia Civil do Estado. A condecoração também reconhece policiais civis que se destacam por seu valor pessoal e profissional, contribuindo para a projeção da Polícia Civil em âmbito estadual e nacional.

A Medalha Evanovich de Investigação Policial é destinada a policiais civis como forma de incentivar e galardoar os profissionais de segurança pública que, por seus trabalhos investigativos tenham ajudado a elevar o nome da instituição. O nome da comenda é uma homenagem ao delegado aposentado da Polícia Civil do Pará, Manoel Evanovich dos Santos, em reconhecimento pelo trabalho sério, dedicado e honesto que ele realizou durante o exercício de seu cargo. O Diploma “Amigo da Polícia Civil” é concedido às personalidades ou representantes de entidades civis que, por ato ou deferência com a instituição policial, tenham se tornado credores de reconhecimento por relevantes serviços prestados à sociedade paraense.

Um dos agraciados com a Medalha do Mérito Policial Civil, vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, comandante do 4º Distrito Naval da Marinha, sediado em Belém, destacou a importância da comenda. "É muito importante para todas as forças armadas e aos órgãos de segurança também um momento como este. É um sinal de reconhecimento da instituição para aqueles que trabalham em conjunto. E nós vivemos esse momento intensamente, porque cada pessoa que trabalha em órgão de segurança trabalha sempre com todo empenho. É algo que nos gratifica e que nos dá força para seguirmos na caminhada fazendo o melhor para nosso Brasil", enfatiza. Para o coronel bombeiro Augusto Sérgio Lima de Almeida, subcomandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, receber a honraria é importante para fortalecer a integração entre os órgãos de segurança pública. "Estar aqui, como bombeiro, no dia da Polícia Civil, é fundamental para que a gente possa continuar esse trabalho integrado com a Polícia", destaca.

CONQUISTAS Ao salientar a importância de todos os profissionais da Segurança Pública, o secretário Luiz Fernandes Rocha destacou, ao se pronunciar na solenidade, os pleitos recentes conquistados pelo Governo do Pará, como a reativação da Base Candiru, pelo Governo Federal, no estreito de Óbidos, oeste do Pará; a implantação de sistemas de bloqueios telefônicos nas Casas Penais; o incremento de 4 mil novas vagas no sistema penal; a renovação e acréscimo da frota de veículos policiais; o apoio para capacitação de todas as Guardas Municipais do Pará; a convocação de 400 militares da reserva para atuar na Polícia Militar; o concurso para mais mil novos servidores no Sistema Penal; o aumento das remunerações de jornada extraordinária e plantões para os policiais, entre outras conquistas.

Convidado do evento, o coronel Hilton Benigno, comandante geral da PM do Pará, destaca a relação de integração entre as duas Polícias estaduais, que são irmãs no trabalho de segurança pública. "Aqui no Pará, a integração das Polícias serve de referência para todo país. Da mesma forma que a Polícia Civil comemora seu dia hoje, a PM festeja igualmente", celebra. Entre as investigações homenageadas estão operações, como Cantera da Divisão de Homicídios - que prendeu envolvidos em um grupo de extermínio em Belém -; Rede do Mal da Delegacia da Mulher de Tucuruí, que prendeu em São Paulo um acusado de armazenar e divulgar fotos com cenas de sexo explícito e de pornografia de adolescentes por meio de redes sociais e aplicativo de mensagens instantâneas via celular, e Ilha Grande II da Divisão Estadual de Narcóticos, que apreendeu 270 quilos de cocaína e desarticulou um esquema de tráfico interestadual de drogas. O evento foi abrilhantado com a apresentação musical do grupo Samarone que entoou músicas clássicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário