Peres esclarece que a divisão do tempo entre os partidos é feita de acordo com o tamanho de suas bancadas. Assim, quem tiver maior número de integrantes no Congresso Nacional receberá, proporcionalmente, mais tempo de propaganda nos meios de comunicação. Essa regra impulsiona a realização de coligações entre os partidos para o aumento do tempo de participação nas mídias.
Para as eleições deste ano, Peres reconhece a dificuldade de propagar algum ideal e de se desenvolver uma boa estratégia de marketing em um contexto no qual os recursos e o tempo serão menores, se comparados aos pleitos anteriores. Por essa razão, a criatividade será imprescindível para se alcançar êxitos.
O cientista político lembra que, com a falta de recurso, as redes sociais serão uma boa alternativa para os candidatos. Mas alerta que há regras que precisam ser seguidas, como o direito de resposta que também vale para as campanhas na internet.
Jornal da USP no Ar, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.
Por Jonas Santana
Nenhum comentário:
Postar um comentário