quinta-feira, 5 de julho de 2018

“Gracias a la vida”: espetáculo teatral sobre trajetória de Violeta Parras estreia hoje

Com lirismo e muita música, nesta quarta-feira, 04, chega aos palcos soteropolitanos a peça Violeta. Inspirada em sentimentos e inspirações da artista chilena Violeta Parras, a encenação fica em cartaz até o dia 08 de julho, com sessões às 17h e 20h, no Teatro Martim Gonçalves. A entrada é franca e os ingressos são distribuídos com meia hora de antecedência em cada apresentação.A diretora Yasmin Müller conta que a inspiração para o projeto surgiu em sua viagem para o México, em 2017. Ao conhecer mais da cultura latino-americana, a encenadora sentiu crescer dentro de si a ideia de pertencimento a este universo tão cheio de histórias semelhantes. Juntamente a isto, a jovem assistiu ao filme de Andrés Wood, intitulado ‘Violeta Se Fue a los Cielos’ (2011). No meio de várias descobertas, Müller escolheu Parras não só por suas belas canções, como por militância em vida. “Violeta lutou durante sua vida pelo direito dos donos dessas terras, ela gritou sua cultura e levou ao mundo, ela valorizou suas raízes e as expressou através de música, poesia, bordado, tapeçaria, telas e dança. E no espetáculo Violeta reviveremos os sentimentos dessa artista em cena”.
Para passar todas as emoções de Parras, o espetáculo conta músicas e performances realizadas por três atrizes, que além de atuar, tocam e cantam. Uma delas, Vitoria Alana, foca sua composição nas suas raízes indígenas, algo que possui em comum com a protagonista da história encenada. Pesquisadora do teatro ritual, a intérprete traz todas as suas referências teóricas e práticas para a seu processo de criação de personagem.
Esta busca pela sensibilidade e poesia foi uma das motivações para a produtora Laís Prado entrar no projeto. Para ela, o cenário artístico da Bahia ganha quando procura trazer trabalhos que mesclem fomentar o conhecimento do público e encantá-lo com canções e interpretações bem executadas. “O espectador senta na plateia e conhece mais sobre a cultura da América Latina, mas nem sente o tempo passar, porque recebeu toda a informação de forma emocionante e bela”, explica.
Para maiores informações, acessem as redes sociais de Violeta, no Facebook como Violeta – Espetáculo Teatral e no Instagram como @espetaculovioleta.
Assessoria de Imprensa - Enoe Lopes Pontes: (71) 99688-8787

Nenhum comentário:

Postar um comentário