
Policiais militares da Polícia Militar do Ceará realizaram uma visita técnica no período de 10 a 15 de fevereiro, ao Quartel do 9° Batalhão Policial Militar da Polícia Militar do Paraná, que além de estreitar os laços entre as Corporações, teve como objetivo conhecer os processos de policiamento e o modelo de segurança pública dos dois maiores portos do País. A viagem foi a convite da Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém AECIPP para os portos de Paranaguá-PR e Santos-SP.
Os Oficiais: Tenente-Coronel PM Júlio César, Tenente-Coronel PM Clodoaldo Jansen, Capitão PM Lutiani Rodrigues e 1° Tenente Patrick de Carvalho foram recepcionados pelo Comandante e Subcomandante do 9°BPM, Tenente-Coronel Marcos Rodrigues e Capitão Luciano Cordeiro, e também pelo Comandante e Subcomandante da 1°CIA/9°BPM, Capitão Stocco e 2° Tenente Corrêa, respectivamente.
Durante a visita, os policiais militares puderam conhecer o modelo de segurança pública aplicado no Porto de Paranaguá, a Guarda Portuária, a qual é comandada pelo Major Kamakawa, que recebeu o grupo para uma palestra e em seguida para uma visita guiada pelo terminal portuário. Além disso, os PMs foram recebidos na Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP, autoridade portuária responsável pela Guarda Portuária na pessoa do chefe da segurança do Porto de Santos que é oficial da reserva da PMESP.

Para o 1° Tenente Patrick de Carvalho, a viagem foi bastante proveitosa, gerando muitos frutos futuros, “O Complexo Industrial e Portuário do Pecém CIPP possui investimentos bilionários criando dezenas de milhares de empregos diretos e indiretos, gerando divisas para o estado e possui equipamentos sensíveis no tocante à segurança pública que necessitam de uma atenção especial por parte dos órgãos de segurança pública. O Capitão Lutiane, atual comandante da 4°CIA/12°BPM, sensível a essa situação está providenciando junto ao comando um reforço no efetivo e busca realizar junto à AESP o curso de policiamento especializado em área portuária, trazendo instrutores de outras instituições e já tem interesse de corporações militares de outros estados em enviar policiais para fazerem o curso na Academia”, ressaltou.
Fonte: ASCOM PMCE
Nenhum comentário:
Postar um comentário