domingo, 28 de julho de 2019

Teatro Popular de Ilhéus leva espetáculos para a Alemanha

Desde o dia 19 de julho acontece na cidade alemã de Frankfurt o “Sommerweft Theater Festival” – algo como “Festival Teatral de Verão” –, e o Teatro Popular de Ilhéus está marcando presença com 11 integrantes do grupo, levando espetáculos, oficinas e experiências para as terras europeias. Em seus 24 anos de história a companhia já viajou para diversas cidades do Brasil e da América Latina, mas pisa pela primeira vez em outro continente. O evento alemão se estende até o dia 04 de agosto, e está recebendo companhias do mundo inteiro.
O convite para a participação no evento foi feito pelo grupo alemão “Antagon Theater AKTion”, que é responsável pela organização do festival. Para participar do evento, o TPI necessitou realizar uma campanha de arrecadação para arcar com as despesas da viagem, que levou atores, diretores e técnicos, além de figurinos, cenários e equipamentos necessários para as apresentações. O grupo partiu de Ilhéus em direção a Salvador no dia 16 de julho, onde pegou um avião com destino a Roma e com escala na África. Em seguida a equipe ainda se deslocou de trem por dentro da Europa até alcançar seu destino final.
A participação do TPI no festival começou com nada menos que a abertura oficial do evento, no qual o grupo apresentou o consagrado espetáculo “Teodorico Majestade: as últimas horas de um prefeito”. Em cartaz há 13 anos, a montagem ganhou novos elementos, que incluiu uma banda composta por Isidoro Cabeça (o Cancioneiro – voz e violão), Pablo Lisboa (violão), Antônio Melo (acordeom) e Gilberto Morais (zambumba). Além disso, o espetáculo, escrito e dirigido por Romualdo Lisboa e interpretado por Ely Izidro, Tânia Barbosa, Aldenor Garcia e Takaro Vítor, também teve a adição de ilustrações de Shicó do Mamulengo com frases de resistência pelas vidas negras e em homenagem a importantes figuras do nosso tempo, como Marielle, Jean Wyllys e Lula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário