sexta-feira, 6 de setembro de 2019

JUVERNs define os campeões do xadrez nesta sexta-feira (6), na Escola de Governo

A fase final do xadrez dos Jogos da Juventude Escolar do Rio Grande do Norte (VIII JUVERNs) encerra nesta sexta-feira (6), na Escola de Governo, no Centro Administrativo, em Natal. Mais de 300 enxadristas de 63 escolas públicas e privadas de 23 municípios potiguares estarão disputando a medalha de ouro e a vaga para a fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude, em Blumenau-SC.
O xadrez é uma das modalidades que mais cresce nos JUVERNs. A interiorização através das fases regionais dobrou o número de participantes, pulando de 231 participantes em 2018 para 489 neste ano. “Com a criação das disputas por região conseguimos divulgar mais o xadrez, aumentando o interesse dos municípios e conseqüente ampliando o número de adesões”, explica Cezar Nunes, coordenador de esportes da Subsecretaria de Esporte e Lazer (SEEC/SEL).
Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, os JUVERNs de 2019 ultrapassaram a marca de 9.000 alunos/atletas participantes de 500 escolas públicas e privadas localizadas em 120 municípios do RN. Foram disputadas 15 fases regionais, quatro inter-regionais e até o momento quatro fases finais.
Os campeões das modalidades individuais nas categorias de 12 a 15 e 15 a 17 anos se classificam direto para a fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude, evento promovido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), que nesse ano terá como sede a cidade de Blumenau-SC, no mês de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário