sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Tenho depressão. Existe algum benefício do INSS para mim? O INSS e a justiça concederam auxílio-doença e aposentadoria por invalidez

“É comum que o quadro depressivo torne inviável o exercício da atividade profissional, levando ao afastamento do trabalho. Nessas circunstâncias, o trabalhador possui direito ao auxílio-doença e, se permanecer por mais tempo nas mesmas condições, pode requerer aposentadoria por invalidez”, informa o advogado, especialista em Direito Previdenciário, Carlos Alberto Calgaro.
Por várias vezes o INSS e a justiça concederam aposentadoria por invalidez a trabalhadores que provaram, através de laudo pericial, que o quadro depressivo os impedia de trabalhar.

No mês de setembro muito se ouve falar em campanhas contra o suicídio, afinal de contas, segundo dados divulgados pela Mental Health Gap Action Programme (mhGAP) da Organização Mundial da Saúde (OMS), certa de 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano - sendo essa a segunda principal causa de morte entre pessoas com idade entre 15 e 29 anos. O diagnóstico mais comum entre esse público é a depressão.

A depressão é caracterizada pela perda ou diminuição de interesse e prazer pela vida, gerando angústia e prostração, algumas vezes sem um motivo evidente. Um episódio depressivo pode ser categorizado como leve, moderado ou grave, a depender da intensidade dos sintomas.

Hoje, mais de 11 milhões de brasileiros sofrem com a depressão segundo a OMS. Pelo mundo, são quase 300 milhões de pessoas, números que fizeram a OMS chamar a doença de "mal do século".

Existe tratamento, normalmente medicamentoso, psicoterápico e formas de prevenção como manter um estilo de vida saudável com uma dieta equilibrada; prática de exercícios físicos regulares; combate ao estresse incluindo na agenda, atividades prazerosas, dentre outras.

Devemos lembrar também que o CVV - Centro de Valorização da Vida - realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail, chat e 24 horas todos os dias. A ligação para o CVV em parceria com o SUS, por meio do número 188, são gratuitas a partir de qualquer linha telefônica fixa ou celular. Também é possível acessar www.cvv.org.br para chat, Skype, e-mail.

Além desses cuidados, volta-se a dizer que, a depressão gera o direito à pessoa obter benefício por incapacidade do INSS. Informe-se, caso você esteja vivenciando esta situação.

Leia mais no link: https://bit.ly/2kX9sca

Nenhum comentário:

Postar um comentário