segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Acadepol dá inicio a Curso de Médicos-Legistas Temporários




Campo Grande (MS) – Iniciou nesta segunda feira (09/11) as aulas do Curso de Capacitação Técnica de Médico-Legistas Temporários na Academia da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul (Acadepol/MS).
A aula inaugural teve início na Acadepol/MS, contou com a presença do Diretor da Academia de Polícia Civil, Delegado Devair Aparecido Francisco; do Coordenador de Assuntos Educacionais, Delegado Paulo Sérgio de Souza Lauretto; da Coordenadora de Planejamento e Orientação Pedagógica, Delegada Rosely Aparecida Molina; da Perita Criminal, Glória Setsuko Suzuki, Coordenadora-Geral de Perícias; do Perito Médico Legista, Silvio Luís da Silveira Lemos, Diretor do Inst. de Medicina e Odontologia Legal–IMOL; do Perito Criminal, Nelson Fermino Junior, Diretor Departamento de Apoio as Unidades Regionais–DAUR e do Perito Criminal, José de Anchieta Souza Silva, Coordenador-Geral Adjunto.
O presente curso oriundo do Processo Seletivo Simplificado – SAD/SEJUS/CGP-ML2019, destinado a recrutar e selecionar recursos humanos, visando atender necessidade temporária de excepcional interesse público, para exercício de funções técnico-operacional, devidamente capacitados para atuarem como Médico-Legistas Temporários, nas Unidades Regionais de Perícia e Identificação da Coordenadoria-Geral de Perícias da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – CGP/SEJUSP, localizadas nos municípios do interior do Estado, a serem contratados por tempo determinado e na forma da Lei Estadual n. 4.135, de 15 de dezembro de 2011.Os candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado e convocados para a contratação estão sendo submetidos a uma Capacitação Técnica, de frequência obrigatória, por meio da qual estão sendo repassados aos servidores conhecimentos específicos relacionados à função do Perito Médico-Legista Temporário, estruturando-se em aulas teóricas, práticas e treinamentos.
O Curso tem como objetivo assegurar ao aluno a identificação de seu papel como Perito Médico Legista no âmbito da Instituição e no contexto da sociedade, oferecendo-lhe as condições de preparo técnico-profissional, dotando-o de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para analisar e sintetizar as informações relacionadas à área de Segurança Pública, bem como respeito à hierarquia e à disciplina.
Dominar técnicas, procedimentos e recursos tecnológicos para construir e afirmar conhecimentos sobre a realidade em situações que requerem a atuação de funções de polícia científica, para produzir prova material, mediante análise de vestígios e busca de materialidade para dar subsídios para qualificação, estabelecendo a dinâmica e a autoria dos delitos, no exercício da função de Perito Médico- Legista.
Os acadêmicos do Curso de Capacitação Técnica de Médico-Legistas Temporários, irão atuar nas Regionais de Aquidauana (01), Coxim (02), Jardim (02), Naviraí (02), Nova Andradina (02) e Paranaíba (01). As disciplinas versarão sobre Antropologia Forense, Coleta de Vestígios e Cadeia de Custódia, Criminalística Aplicada à Medicina Legal, Introdução à Medicina Legal, Legislações Especiais Aplicadas à Coordenadoria Geral de Perícias, Sexologia Forense, Tanatologia Forense e Traumatologia Forense.
Texto: Edson Pedro dos Anjos
Publicado por: Carlos Eduardo Orácio

Nenhum comentário:

Postar um comentário