terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Evento discute importância das bibliotecas como centros de ensino e aprendizagem



O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead), promoveu nesta segunda-feira (9), na Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales (EGRN), o encontro anual das instituições participantes do Portal de Bibliotecas do Rio Grande do Norte (BIB-RN). Na ocasião, foi realizada a palestra “Por que falar em Bibliotecas Escolares no Século XXI?”, ministrada pela doutora em Ciência da Informação e professora e vice-coordenadora do curso de Biblioteconomia da UFRN, Gabrielle Francinne Tanus.
O evento contou com a presença do secretário estadual da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Getúlio Marques, que ressaltou a importância das bibliotecas como espaço para o fomento da educação, pesquisa e aprendizado. Além dele, servidores públicos, estudantes e técnicos literários participaram do evento, co-realizado pela equipe do Sistema de Automação de Bibliotecas (Siabi), que é o sistema gerenciador do conteúdo digital do Portal de Bibliotecas do RN.
Na sua apresentação, Gabrielle Tanus destacou que o papel ideal das bibliotecas é servir como centro de inovação com recursos de ensino e aprendizagem. Para a professora, muitas bibliotecas hoje em dia, inclusive no estado do RN, servem apenas como estoque de livros ou lugar para entretenimento. Segundo Tanus, essas são visões redutoras das bibliotecas.
A palestrante apresentou o dado de que apenas 17¨% das cidades possuem livrarias, que é um dos motivos pelo qual se deve enaltecer ainda mais o papel das bibliotecas, onde as pessoas têm acesso aos livros de maneira gratuita. Ela defendeu a necessidade de investimentos públicos na área, a fim de expandir quantitativa e qualitativamente as bibliotecas. “Uma das vias de concretizar os índices de melhorar a qualidade do ensino é passando pela biblioteca, que é um espaço gratuito. Infelizmente, ainda temos baixas livrarias, bibliotecas públicas precárias ou fechadas. Precisamos mudar muito essa cultura da biblioteca, pra ser esse espaço dinâmico, vivo, de excelência, mas também de diáogo, de evento e de bibliotecários engajados. Estamos lutando por uma educação, uma cultura de qualidade”, ponderou.
O evento marcou também a comemoração dos 20 anos do Siabi. Na oportunidade, a equipe do Sistema explanou sobre a evolução tecnológica decorrente dessas duas décadas. A programação do evento teve ainda a apresentação das experiências das bibliotecas da UERN, do IFRN e do Tribunal de Contas do Estado.

Portal BIB-RN
O Portal de Bibliotecas do Rio Grande do Norte tem como finalidade contribuir para o fortalecimento das bibliotecas que se beneficiam com as vantagens da catalogação cooperativa e do compartilhamento de informações, promovendo a difusão do acervo de cada instituição participante. Por meio do BIB-RN, as pessoas podem pesquisar livros e documentos de forma mais rápida, além de realizar buscas filtradas de cada instituição cadastrada.

Atualmente 23 instituições participam da REDE BIB-RN. No entanto, outras instituições que possuem bibliotecas ou projetos para implantação de bibliotecas/acervos também podem integrar o Portal, aproveitando o benefício das vantagens da catalogação cooperativa, compartilhando info

Nenhum comentário:

Postar um comentário