segunda-feira, 9 de março de 2020

A VELHA POLÍTICA REPAGINADA - PARTIDOS MUDAM DE NOME MAS CONTINUAM OS MESMOS DE SEMPRE


Mergulhados no mar de corrupção e desgastes, agremiações partidárias lutam para conseguir um naco maior do Fundo Especial de Assistência Financeira aos Partidos Políticos, mais conhecido como Fundo Partidário, alguns partidos mudaram de nome para se manter no poder, ludibriando o eleitor.

Um caso inusitado é o PFL que desgastado, mudou para Democratas (DEM). Foi uma das primeiras agremiações a investir nesse novo marketing, mas continuou carregando o mesmo estigma da velha política. Na década de 60, polarizava o espaço político como ARENA, partido que reuniu nomes importantes da ditadura militar, como do ex-delegado de polícia e chefe do DOPS, Romeu Tuma. Já como DEMOCRATAS, reuniu Ronaldo Caiado, Rodrigo Maia e Mendonça Filho. A ideia é mudar de nome outra vez, o curioso é a nova sigla: MUDE – Movimento da Unidade Democrática.
O PODEMOS, não se iluda, não é uma filial do partido de esquerda espanhol no Brasil. É só o antigo PTN (Partido Trabalhista Nacional), que já acolheu Celso Pitta, que resolveu dar uma “repaginada”.
E o AVANTE? Pelo nome, pode parecer uma agremiação progressista ou de esquerda. Mas, é apenas o novo nome do PTdoB (Partido Trabalhista do Brasil), partido nanico que de trabalhista não tem nada.
O PEN (Partido Ecológico Nacional) um partido relativamente novo que não decolou justamente porque nunca teve relevância alguma na área da ecologia. Para a alegria dos ecologistas que não se sentiam representados, o partido mudou para PATRIOTAS. Inicialmente, o então deputado federal Jair Bolsonaro aderiu ao PEN ficando alojado por pouco tempo.
O PSL (Partido Social Liberal), outro nanico que repaginou para LIVRES. A legenda, no entanto, só tem de “livre” o livre mercado: trata-se de uma reunião dos mais ferrenhos neoliberais, funcionários dos interesses do mercado. Agregou Bolsonaro, o atual presidente que hoje é um inimigo ferrenho da agremiação.
Outros: O PARTIDO PROGRESSISTA achou bonitinho ser chamado apenas de PROGRESSISTA. O incansável PSDC, é o inusitado DEMOCRACIA CRISTÃ (como assim?), O velho MDB mudou para PMDB e retornou ao original MDB. O partido da Igreja Universal, PRB foi metamorfoseado para REPUBLICANOS.
Segundo o Estadão, dos 75 partidos em formação ou inscritos, 20 deles já optaram por novos nomes, alguns com nomes de movimento como IGUAIS, RAÍZ, TRIBUNA POPULAR, FORÇA BRASIL, LIGA, ARENA, UDN, UNIDADE POPULAR dentre outros.
Marcos Mauricio com informações de Ivan Longo

Nenhum comentário:

Postar um comentário