
Investigação - Essa percepção motivou a investigação, com o apoio da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) da cidade de Itabuna, sobre a qualidade da água de algumas fontes hídricas naturais do bairro Banco da Vitória, no município de Ilhéus, para conhecer as características microbiológicas, físicas e químicas de amostras de água oriundas de 10 fontes naturais do bairro Banco da Vitória (Cisterna do Branco; Fonte Dona Júlia; Bica da Água Boa; Bica da Margarida; Fonte da Prefeitura; Bica da Cerâmica; Bica do Juarez; Bica do Renilson; Alto Santa Clara I e Alto Santa Clara II). Além da análise da qualidade da água, para a efetivação da pesquisa, foram aplicadas entrevistas em 15 residências localizadas nas proximidades de cada uma das 10 fontes analisadas, buscando conhecer as formas de utilização/armazenamento da água nos domicílios. Os Agentes Comunitários de Saúde - ACS da Unidade Básica de Saúde do bairro acompanharam e auxiliaram os discentes na coleta das amostras de água e nas entrevistas domiciliares. Das amostras coletadas, metade atenderam todos os padrões físico-químicos estipulados para o consumo de água potável, enquanto 100% das amostras foram consideradas fora dos padrões microbiológicos para consumo humano. De posse dos resultados, o grupo buscou conscientizar a população local a respeito da situação evidenciada na análise das amostras de água. Foram realizadas reuniões com os moradores que residem próximos às fontes, enfatizando o grau de contaminação microbiológica de todas as fontes analisadas e apresentando as alternativas existentes para o tratamento da água, passíveis de serem adotadas pela população.
Parceria - Em 2019, através do discente Paulo Uendel que faz parte do Rotary Club Itabuna, o projeto foi apresentado ao clube buscando encontrar parcerias para aquisição de filtros de água para a população. O projeto foi aprovado pelo Rotary, mas, devido a pandemia, os 100 filtros de cerâmica adquiridos só puderam ser entregues em junho deste ano. As famílias que receberam os filtros foram previamente cadastradas pelos ACS, priorizando famílias com crianças menores de 5 anos e domicílios que não dispõem de água encanada. A entrega dos filtros foi realizada na Escola Herval Soledade, no bairro, com o apoio dos ACS e, na ocasião, uma atividade educativa abordando a importância do tratamento da água e o uso dos filtros foi desenvolvida com a colaboração dos alunos do Piesc 2021. Um evento com a participação de moradores locais, profissionais de saúde e representantes da Emasa, Embasa e Secretaria Municipal de Saúde de Ilhéus/Vigilância em Saúde e Atenção Básica foi realizado na Associação de Moradores do Banco da Vitoria, acerca dos resultados obtidos com a análise da água de fontes hídricas locais e discussão conjunta para conscientização sobre o problema e planejamento de futuras intervenções. A partir deste evento, reuniões com representantes do poder público de Ilhéus foram realizadas e efetivou-se o cadastramento das fontes no Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua) do Ministério da Saúde. O Projeto resultou em pontos importantes como: a aproximação da formação médica com a realidade social e sanitária da população; a aproximação da universidade com a sociedade local; o trabalho em equipe e a participação comunitária; a articulação intersetorial; a efetivação da integração ensino-serviço-comunidade com o envolvimento da equipe e da população no projeto; a efetivação de melhorias na qualidade da água de consumo para a população local, tanto pela distribuição dos filtros como pelo monitoramento da fontes pelo programa Vigiagua.
PBL - O Curso de Medicina da Uesc utiliza a metodologia PBL - Problem Based Learning (Aprendizagem Baseada em Problemas), através da qual os professores estimulam o aluno a aprender por si próprio, fornecendo-lhe os meios e ambientes facilitadores. A transferência do centro das ações de ensino para o aluno é um marco da pedagogia atual e um dos pressupostos da metodologia. O PBL trabalha com o objetivo de resolver um problema e, nesse sentido, é um processo muito parecido com a metodologia de pesquisa científica. A partir de um problema, os alunos buscam compreendê-lo, fundamentá-lo e analisá-lo. São elaboradas hipóteses de solução, que devem ser comprovadas e validadas, estimulando o raciocínio, a aquisição de conhecimentos, as habilidades clínicas e atitudes. Através do Piesc (Práticas de Integração Ensino-Serviço-Comunidade), o aluno experimenta na prática uma nova maneira de ensinar e aprender a partir da compreensão da realidade social e sanitária da população, com o trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar, visando a formação de um profissional de saúde, capaz de contribuir para transformação e construção de um modelo de atenção a saúde voltado às necessidades e demandas de saúde da população, pautado pela na integralidade do cuidado, compromisso ético, social e humanitário.
Parceria - Em 2019, através do discente Paulo Uendel que faz parte do Rotary Club Itabuna, o projeto foi apresentado ao clube buscando encontrar parcerias para aquisição de filtros de água para a população. O projeto foi aprovado pelo Rotary, mas, devido a pandemia, os 100 filtros de cerâmica adquiridos só puderam ser entregues em junho deste ano. As famílias que receberam os filtros foram previamente cadastradas pelos ACS, priorizando famílias com crianças menores de 5 anos e domicílios que não dispõem de água encanada. A entrega dos filtros foi realizada na Escola Herval Soledade, no bairro, com o apoio dos ACS e, na ocasião, uma atividade educativa abordando a importância do tratamento da água e o uso dos filtros foi desenvolvida com a colaboração dos alunos do Piesc 2021. Um evento com a participação de moradores locais, profissionais de saúde e representantes da Emasa, Embasa e Secretaria Municipal de Saúde de Ilhéus/Vigilância em Saúde e Atenção Básica foi realizado na Associação de Moradores do Banco da Vitoria, acerca dos resultados obtidos com a análise da água de fontes hídricas locais e discussão conjunta para conscientização sobre o problema e planejamento de futuras intervenções. A partir deste evento, reuniões com representantes do poder público de Ilhéus foram realizadas e efetivou-se o cadastramento das fontes no Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua) do Ministério da Saúde. O Projeto resultou em pontos importantes como: a aproximação da formação médica com a realidade social e sanitária da população; a aproximação da universidade com a sociedade local; o trabalho em equipe e a participação comunitária; a articulação intersetorial; a efetivação da integração ensino-serviço-comunidade com o envolvimento da equipe e da população no projeto; a efetivação de melhorias na qualidade da água de consumo para a população local, tanto pela distribuição dos filtros como pelo monitoramento da fontes pelo programa Vigiagua.
PBL - O Curso de Medicina da Uesc utiliza a metodologia PBL - Problem Based Learning (Aprendizagem Baseada em Problemas), através da qual os professores estimulam o aluno a aprender por si próprio, fornecendo-lhe os meios e ambientes facilitadores. A transferência do centro das ações de ensino para o aluno é um marco da pedagogia atual e um dos pressupostos da metodologia. O PBL trabalha com o objetivo de resolver um problema e, nesse sentido, é um processo muito parecido com a metodologia de pesquisa científica. A partir de um problema, os alunos buscam compreendê-lo, fundamentá-lo e analisá-lo. São elaboradas hipóteses de solução, que devem ser comprovadas e validadas, estimulando o raciocínio, a aquisição de conhecimentos, as habilidades clínicas e atitudes. Através do Piesc (Práticas de Integração Ensino-Serviço-Comunidade), o aluno experimenta na prática uma nova maneira de ensinar e aprender a partir da compreensão da realidade social e sanitária da população, com o trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar, visando a formação de um profissional de saúde, capaz de contribuir para transformação e construção de um modelo de atenção a saúde voltado às necessidades e demandas de saúde da população, pautado pela na integralidade do cuidado, compromisso ético, social e humanitário.
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