domingo, 29 de maio de 2022

Supesp celebra quatro anos com entrega de Medalha Ordem do Mérito


O aniversário de quatro anos de fundação da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) foi comemorado em grande estilo. Na tarde dessa quinta-feira (26/05), na sede da Secretaria da Segurança e Defesa Social (SSPDS-CE), foi realizada a cerimônia de entrega da “Medalha Ordem do Mérito Supesp”. A solenidade contou com a presença de titulares e representantes de todas as vinculadas da secretaria, da vice-governadoria, convidados do programa Cientista-chefe, que é uma parceria entre o Governo do Ceará e a Universidade Federal do Ceará (UFC). Nesta primeira edição da medalha “Ordem do Mérito Supesp”, 12 personalidades foram escolhidas para receber a honraria. Entre os homenageados, o secretário da SSPDS, Sandro Caron; o secretário executivo da SSPDS, Samuel Elânio; o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da SSPDS, Adriano Sales; o coronel comandante geral da Polícia Militar do Ceará, Márcio de Oliveira; o delegado geral da Polícia Civil do Ceará, Sérgio Pereira; o perito geral da Perícia Forense do Ceará, Júlio Torres; o coronel comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, Ronaldo Roque de Araújo; o diretor geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará, Clairton de Abreu; a assessora especial da governadora do Ceará, Carla da Escóssia; o cientista-chefe do Departamento de Computação da Universidade Federal do Ceará (UFC), José Antônio Fernandes de Macêdo; o presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Tarcísio Haroldo Cavalcante Pequeno; e o assessor de Programas e Projetos da vice-governadoria, Régis Dantas Façanha.


“Essa é uma forma da Supesp reconhecer o importante trabalho realizado pelos homenageados em prol do desenvolvimento de tecnologias e estratégias de segurança pública baseada em evidência. Sem dúvida, tudo que tem sido feito colaborou para a redução da criminalidade em todo estado do Ceará. Essa medalha é um agradecimento a tanto empenho prestado”, afirmou o superintendente da Supesp, Dr. Helano Matos. - O secretário da SSPDS, Sandro Caron, destacou a importância do reconhecimento, por meio da medalha, e enfatizou o trabalho da Supesp no auxílio ao combate da criminalidade em todo estado. “Por meio da Supesp, o Ceará tem se tornado referência para o Brasil. Temos que entender que em segurança não se pode errar. E ter uma vinculada que desenvolve ferramentas tecnológicas, investe em armazenamento de dados, estudos e pesquisas, significa que estamos avançando na segurança baseada em evidência”, declarou o secretário.


A cerimônia teve a presença da banda Major Xavier Torres, da Polícia Militar do Ceará, além da exibição do vídeo institucional da Supesp, por meio do qual os convidados puderam conhecer melhor as diretorias, as gerências, as atividades e algumas ferramentas tecnológicas desenvolvidas.


Sobre a Medalha - A medalha é a primeira honraria outorgada pela Supesp e tem como objetivo condecorar civis ou militares, bombeiros militares, policiais civis e militares que, comprovadamente, tenham colaborado de forma emérita para o desenvolvimento das atividades próprias da Supesp, em ser referência nacional e internacional na realização de pesquisas, estudos e análises criminais com a missão de realizar projetos estratégicos para o fortalecimento da formulação das políticas de segurança pública do estado do Ceará.


Além da medalha, solidariedade - A campanha “Fazer o bem é dado positivo” continua recebendo doações. A ação solidária também faz parte da programação em alusão ao quarto ano de criação da Supesp e já arrecadou mais de 400 quilos de alimentos e 15 quilos de material reciclável. As doações beneficiarão famílias em situação de vulnerabilidade social, no bairro Bom Jardim, em Fortaleza, além de catadores registrados da Associação dos Agentes Ambientais Rosa Virgínia, do bairro Parque Santa Rosa, conveniados com o Departamento de Proteção Ambiental da UFC. “Fazer o bem é dado positivo” teve início no último dia 29 de abril e vai até o dia 30 de junho. As doações podem ser feitas na sede da Supesp (Av. Bezerra de Menezes, 581 – São Gerardo, Fortaleza-CE).
Do início aos dias de hoje - Assessor e geógrafo da Diretoria de Estratégia de Segurança Pública (Diesp/Supesp), Flávio Moreira (foto acima) viu a Supesp nascer em 2018 e é o mais antigo entre os 36 profissionais do órgão. “Quando fui selecionado para integrar este time, ampliei minha percepção de mundo e quebrei alguns paradigmas em relação à Segurança Pública. Percebi a complexidade da missão. Participar desta história representa o sentimento de poder atuar no trabalho constante de melhorias concretas para a sociedade”, afirmou Flávio. A Supesp, caçula entre as vinculadas da SSPDS, completa 04 anos com grande destaque para interdisciplinaridade de conhecimentos. O time de colaboradores é formado por militares, civis, mestres, doutores, pessoas das áreas de pesquisa, geografia, direito, tecnologia, estatística, administração, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário