terça-feira, 30 de agosto de 2022

Uesc retoma atividades da graduação - Aula magna aconteceu nesta segunda (29)

“A construção democrática” foi o tema da palestra proferida, na manhã desta segunda-feira (29), pelo professor João Carlos Salles Pires da Silva, reitor da Ufba entre 2014 e 2022, na aula inaugural do segundo semestre letivo 2022.2, dos 33 cursos de graduação da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). O reitor da Uesc, Alessandro Fernandes de Santana, e os pró-reitores de Graduação, Rosenaide Ramos; de Pós-Graduação, Alexandre Schiavetti; e de Extensão, Neurivado Guzzi; dos presidentes da Adusc, Marcelo Lins; da Afusc, Marciene Lima; e do Diretório Central dos Estudantes, Camila Silveira, recepcionaram os calouros e a comunidade acadêmica que compareceu ao auditório do Centro de Arte e Cultura Governador Paulo Souto. Ao fazer a saudação ao palestrante e discentes, o reitor ressaltou a universidade como lócus de reflexão, debate e acolhida, mas que se vê na obrigação da defesa da sua existência em consequência do negacionismo existente. “Faz-se imprescindível despertar a consciência da comunidade acadêmica e da população em geral no que se refere ao valor indispensável: a democracia”. “Mais do que o acesso, é preciso garantir a permanência dos estudantes na Universidade até a conclusão do seu curso. A Uesc mantém o subsídio para que o aluno pague apenas um real por uma refeição no Restaurante Universitário. Bem como, no orçamento do próximo ano estão garantidos recursos para investimentos na Assistência Estudantil”, assinalou. O professor João Carlos Salles iniciou sua palestra destacando a altivez e firmeza das universidades estaduais em suas posições. O palestrante discorreu sobre a universidade como local de construção democrática e fortalecimento da sociedade e das instituições. Também nesta segunda-feira, foi publicado a Instrução Normativa nº 03/2022, estabelecendo o uso de máscaras facultativo nos ambientes externos da Universidade e outras instruções para o retorno seguro da comunidade acadêmica no contexto da pandemia da Covid-19.

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