quarta-feira, 28 de junho de 2023

Forças de Segurança atuam na prevenção ao abuso e tráfico de drogas no Ceará

A prevenção ao uso de entorpecentes e o combate ao tráfico de drogas são uns dos objetivos de projetos desenvolvidos por vinculadas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). As ações, desenvolvidas pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Polícia Militar do Ceará (PMCE) e Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), visam a conscientização sobre o uso de drogas por meio de palestras sobre o tema, que é destaque no Dia Internacional Contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, cuja data alusiva é lembrada nesta segunda-feira (26). A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em alusão ao combate ao abuso e ao tráfico de drogas. Entre os projetos desenvolvidos pelas vinculadas da SSPDS, estão palestras educativas que são realizadas pela Divisão de Proteção ao Estudante (Dipre) da PC-CE, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) da PMCE, além do projeto Jovem Brigadista de Valor do CBMCE.
Proerd nas escolas - Desde 2001, como parte das ações de prevenção das Forças de Segurança do Estado, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), desenvolvido no Ceará pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), promove capacitações de conscientização em ambiente escolar. O projeto tem o intuito de promover a prevenção do uso de substâncias como o álcool e drogas ilícitas por jovens em todo o Estado, por meio de palestras, em escolas públicas e particulares em todo o Estado, além de organizações não-governamentais (ONGs), mediante solicitação por ofício. Atualmente, o programa realiza ações voltadas ao público do ensino infantil, ao 5º e 7º anos, e em breve será ampliado ao ensino médio. O sargento PM Paulo Roberto Tenório, lotado na Coordenadoria de Gestão Interna do Ensino e Instrução (Cogei), responsável pelo Proerd, falou sobre a importância do caráter preventivo do programa. “Em cada lição, abordamos a prevenção às drogas. Nós trabalhamos a questão socioemocional. Em todos os encontros, falamos sobre a importância dos alunos estarem seguros e se sentirem responsáveis, não somente em casos envolvendo drogas, mas também possam agir de forma segura e responsável sobre o tema”, detalhou ele. Ele também comentou ainda sobre as palestras. O policial ressaltou que “após a apresentação à escola e aos pais, o terceiro encontro é a apresentação aos alunos. São dez encontros que ocorrem em salas de aulas, uma vez por semana, com 1h/aula. Dessa forma, o policial vai à escola e, com os professores, dá continuidade ao programa”, disse ele. Na última terça-feira (20), o programa realizou a formatura de alunos no município de Solonópole – Área Integrada de Segurança 20 (AIS 20) do Estado. Mais de 340 alunos já receberam formação pelo Proerd na instituição de ensino.
Divisão de Proteção ao Estudante - As ações da Dipre, vinculado ao Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV) da PC-CE, são realizadas em instituições de ensino, com palestras voltadas à comunidade escolar, alcançando discentes e docentes em todo o Estado em um trabalho itinerante. O trabalho é desenvolvido a partir das questões que envolvem as instituições e o entorno, com as especificidades de cada público. Durante as palestras, os policiais civis se deparam com várias situações que possam dificultar o acompanhamento das aulas pelos alunos, como vulnerabilidades e violência doméstica, que podem vir a ser acompanhadas de perto pelas equipes da PC-CE, com os devidos encaminhamentos. O projeto é realizado de forma itinerante em unidades escolares públicas e particulares e até mesmo em empresas. De acordo com o inspetor Ledervan Cazé, da Dipre/PC-CE, a atuação acaba se estendendo a várias questões da comunidade escolar. “A Dipre atua de modo preventivo há 27 anos em escolas, com palestras, formações e cursos para alunos e professores, trabalhando com problemáticas escolares, não só no combate ao uso precoce de drogas, mas também no combate à violência, ao bullying e à atuação de grupos criminosos nas comunidades nos entornos das escolas”, afirmou ele. A abordagem dos assuntos proporciona a multiplicação do conhecimento com a disseminação das ideias a pessoas próximas, possibilitando a promoção a uma cultura de paz. As palestras e eventos são promovidos em alinhamento contínuo com a Secretaria da Educação (Seduc), em adequação à pluralidade do público e com as demandas e particularidades de cada instituição de ensino.
Jovem Brigadista de Valor



Um outro projeto que também tem como destaque a prevenção ao uso de drogas é o Jovem Brigadista de Valor (JBV), vinculado ao Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) do CBMCE. A iniciativa, realizada por bombeiros, tem o intuito de repassar instruções de noções de cidadania, moral, ética, disciplina, combate ao incêndio, primeiros socorros e salvamento, além de reforçar e evitar que os jovens tenham o primeiro contato com as drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas.

Desde sua criação, em 2003, o projeto busca estimular os adolescentes a desenvolver na comunidade atividades voluntárias de ajuda mútua. O curso semestral conta com 240 horas/aula e possui 70 núcleos em todo o Estado. A formação destaca temas como amparo legal, objetivos, fundamentação, metodologia e importância estratégica para a corporação e para a sociedade.

No último dia 6 de junho deste ano, o CBMCE realizou a formatura de 35 alunos em Itapipoca. A solenidade contou com a presença de familiares e amigos dos formandos, além de autoridades da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário