|
Crédito: Ricardo de Carvalho |
Como importante pilar estratégico, o Shopping ABC segue trabalhando em suas ações sustentáveis e fomentando a participação de clientes e colaboradores como importantes protagonistas, não somente pelas questões sociais e ambientais, mas também se tornando uma vitrine de boas práticas para o varejo. Na Semana do Meio Ambiente, que acontece de 5 a 9 de junho e marca o Dia Mundial do Meio Ambiente, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), o empreendimento celebra mais uma conquista em seus projetos sustentáveis. Após a instalação do sistema EPAR (Estação Produtora de Água de Reuso), em 2022, o shopping chegou a marca de reuso de mais de 4 mil m³ de água por mês. Por conta desse sistema de água, o uso de água potável também acaba sendo reduzido e funciona por meio de poços artesianos do empreendimento. “Dos mais de 10 mil m³ de água consumidos mensalmente, 40% é proveniente da água de reuso.
Com este sistema, é possível tratar o esgoto gerado pelo shopping e reutilizá-lo em sanitários, jardins e ar-condicionado, tendo essa economia de gasto com água potável mensalmente”, conta a gerente de marketing, Flavia Tegão. De acordo com a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), o segmento de sustentabilidade é responsável por 3% do PIB (Produto Interno Bruto) e gera mais de 3 milhões de empregos em sua cadeia de valor, reforçando a importância de inúmeras ações sustentáveis como comprometimento nesse cenário. O compromisso do Shopping ABC com as demais iniciativas também contemplou o empreendimento, pelo terceiro ano consecutivo, com o Selo Energia Limpa e Certificado Internacional REC Standard (I-RED), após estabelecer o consumo de 100% de energia limpa e renovável. A Gestão de Resíduos do Shopping ABC é outra iniciativa de sucesso em incentivo ao descarte consciente do lixo gerado pelos clientes e colaboradores. O empreendimento conta com uma máquina de compostagem acelerada, em que o todo resíduo acumulado na praça de alimentação é transformado em adubo orgânico, utilizado nos plantios das áreas internas e externas do centro de compras e também é compartilhado gratuitamente com os consumidores na Ecoloja, um ponto também de coleta de itens como lâmpadas fluorescentes, pilhas, reatores, embalagem de medicamentos, celulares, cápsulas de café. Junto com outras iniciativas sustentáveis do shopping, já soma mais de 900 toneladas de itens reciclados recolhidos, desde março de 2019. “Em 2022, foram mais de 555 toneladas de reaproveitamento de alimentos descartados e mais de 6.000 pacotes dos adubos retirados pelos clientes na Ecoloja. Isso nos mostra que estamos no caminho certo, evoluindo e trazendo resultados impecáveis ao empreendimento”, pontua Flavia. Entre outras ações, ainda se destacam a horta colaborativa, com mudas de alecrim, hortelã, beterraba, alface, coentro e salsinha e cebolinha disponíveis para os colaboradores do shopping; o lounge ecológico para os clientes que também os convida a refletir sobre Economia Circular e a importância da participação de cada pessoa na destinação correta dos materiais recicláveis; além do bicicletário e do ponto de carregamento dos carros elétricos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário