De acordo com uma pesquisa divulgada pela NielsenIQ Ebit, o e-commerce brasileiro bateu recorde de faturamento no ano passado, com R$262,7 bilhƵes arrecadados e crescimento de 1,6%. Alimentos e bebidas foram os itens que tiveram a maior alta em comparação com o ano de 2021: 82,8%. AlĆ©m disso, ambos atĆ© entĆ£o estavam na sexta posição no ranking dos mais comercializados virtualmente, e saltaram para o terceiro lugar esse ano. A comodidade em poder comprar uma garrafa de bebida sem sair de casa e a vantagem de fazer um comparativo com os preƧos em diversas lojas, fizeram com que o e-commerce de destilados se tornasse um meio prĆ”tico de os consumidores adquirirem suas bebidas. Segundo os dados do IPC Maps, especializado em potencial de consumo brasileiro, em 2022, as famĆ­lias brasileiras gastaram cerca de R$ 28,2 bilhƵes em bebidas alcoólicas, um aumento de 10,5% em relação ao ano anterior. As lojas online tambĆ©m tĆŖm registrado crescimento no paĆ­s ano após ano. Só no ano passado, 36 mil novas lojas virtuais foram criadas no Brasil, um aumento de 6,82% no comparativo com 2021, de acordo com a Associação Brasileira de ComĆ©rcio EletrĆ“nico (ABComm). “Durante a pandemia, os consumidores adquiriram o hĆ”bito de comprar tudo online, e perceberam que as compras virtuais possuem diversas vantagens, entĆ£o essa modalidade acabou sendo mantida mesmo pós-pandemia”, explica MaurĆ­cio Kalvelage, um dos fundadores da destilaria Kalvelage. Criada em Blumenau, Santa Catarina, no ano de 2012, a destilaria que possui em seu portfólio bebidas como vodka, gin e whisky, atĆ© entĆ£o comercializava seus produtos em diversas lojas especializadas e PDVs. A marca percebeu que poderia conquistar mais consumidores e ampliar sua atuação no paĆ­s atravĆ©s de um e-commerce. “RecebĆ­amos vĆ”rias mensagens nas redes sociais de consumidores perguntando onde eles poderiam comprar nossos produtos, entĆ£o comeƧamos a cogitar a criação de uma loja virtual oficial da marca”, declara MaurĆ­cio. Sendo assim, neste ano, a marca lanƧou o seu próprio e-commerce. AlĆ©m de comercializar seus destilados premiados mundialmente, a loja oferece souvenirs como balde de gelo e porta copo. A destilaria tambĆ©m criou promoƧƵes para atrair os consumidores, como frete grĆ”tis na primeira compra. Outra estratĆ©gia para atrair os clientes foi listar quais foram as medalhas e os prĆŖmios internacionais que conquistou ao longo de sua história. “Isso acaba passando mais credibilidade, pois quando o consumidor descobre que a vodka ou o gin que ele estĆ” comprando jĆ” foi premiado em concursos internacionais renomados, ele se sente mais seguro, pois sabe que Ć© um produto com qualidade e procedĆŖncia”, pontua MaurĆ­cio. A marca jĆ” conquistou mais de 30 prĆŖmios ao redor do mundo. Com a loja virtual, a Kalvelage busca estreitar ainda mais o relacionamento com seus clientes. Mais informaƧƵes: www.kalvelage.com.br