O mercado de delivery vem ganhando cada vez mais popularidade nos últimos anos, oferecendo aos consumidores a comodidade de receber produtos e serviços diretamente em suas casas. Esse crescimento tem refletido um impacto no pequeno empreendedor, que muitas vezes enfrenta dificuldades para competir nesse ambiente altamente competitivo. Mesmo com o amplo funcionamento dos restaurantes em 2023, serviços de entrega de alimentos ainda são apontados como destaque no mercado. De acordo com dados divulgados pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), mais de 60% dos brasileiros preferem fazer pedido de comida online no dia a dia. Pesquisa desenvolvida pela Associação Nacional de Restaurantes (ANR) revela que atualmente o serviço delivery representa 39% do total do faturamento de bares, restaurantes, lanchonetes e cafés. Isso indica cerca de R$ 35 bilhões apenas em entregas. Uma das principais razões pelas quais o mercado de delivery pode levar à extinção do pequeno empreendedor é a grande presença de empresas e aplicativos de entrega que possuem recursos e capacidade de investimento significativamente maiores. Essas empresas podem oferecer uma ampla gama de opções, descontos e promoções atrativas, atraindo assim a preferência dos consumidores. “O pequeno empreendedor precisará se reinventar usando as novas ferramentas. Muitos deles têm conseguido se adaptar às novidades do mercado, buscando alternativas como a criação de aplicativos próprios, parcerias com empresas de entrega ou investindo em estratégias de marketing para se destacarem”, afirma Fábio Bindes, presidente do Grupo Lago e sócio fundador da Sushiloko, rede de franquia que nasceu com a missão de democratizar a comida japonesa, oferecendo um sushi de qualidade a um preço acessível. Outro fator que contribui para a pressão sobre os pequenos empreendedores é a facilidade de acesso dos consumidores aos serviços de delivery por meio de aplicativos móveis. Com apenas alguns toques na tela do smartphone, é possível realizar pedidos de diversas empresas, sem a necessidade de sair de casa. Em vez de depender exclusivamente das grandes plataformas, a rede de franquia, que hoje conta com 37 unidades pelo país, investiu nas suas redes sociais, criando uma relação próxima e interativa entre as franquias e o público. Além disso, a rede desenvolveu uma alternativa para entregas exclusivas de comida havaiana: a Pokeland. Um diferencial da marca para aumentar o lucro médio do franqueado em entregas. As vendas representam 20% dos pedidos nos restaurantes da marca e 15% no lucro total da unidade franqueada. No primeiro semestre de 2023 a franquia obteve R$ 1 milhão e meio em vendas, um sucesso com o público, considerando que nem todas as unidades possuem a opção, presente em 80% das lojas. “Embora o mercado delivery possa parecer ameaçador para os pequenos empreendedores, as ações da rede apontam que é possível equilibrar essa situação e prosperar”, revela o especialista Fábio Bindes. Ao investir em estratégias inovadoras, como um aplicativo próprio e programas de fidelidade, a empresa pode manter sua competitividade e conquistar uma base de clientes maior. Além disso, ao valorizar a qualidade e a autenticidade de seus produtos, a Sushiloko encontrou um nicho de mercado que as grandes empresas ainda não dominaram totalmente.
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