Executivos das trĂªs principais operadoras do Brasil —Tim, Vivo e Claro— sinalizaram que as empresas debatem o fim do acesso ilimitado a aplicativos prĂ©-determinados no contrato. As trĂªs gigantes da telefonia oferecem acesso ilimitado ao WhatsApp. Esse serviço alavancou a venda de planos do paĂ­s, em que 62% das pessoas acessam internet apenas pelo celular. Trocar mensagens via WhatsApp Ă© o principal uso do celular no Brasil. Ambos os dados sĂ£o da pesquisa TIC DomicĂ­lios, realizada pelo NIC.br (NĂºcleo de InformaĂ§Ă£o e CoordenaĂ§Ă£o do Ponto BR). As operadoras, em geral, vendem pacotes de dados, com um teto de consumo. Por meio de acordo com empresas de tecnologia, excluem certos aplicativos da contagem de dados consumidos. O presidente do grupo Claro Brasil, JosĂ© Felix, chamou a estratĂ©gia de erro em evento de inovaĂ§Ă£o em telecomunicações realizado em junho. Felix disse na ocasiĂ£o que sua empresa tem gastos na casa dos milhões para manter o consumo de dados em plataformas das big techs. Para manter esses planos, as operadoras assumem os custos do fornecimento de dados para atrair clientes ou cobram das fornecedoras do aplicativo. RelatĂ³rio do InternetLab mostra que a estratĂ©gia encarece o preço mĂ©dio dos planos e fomenta o que os pesquisadores chamam de dependĂªncia tecnolĂ³gica, uma vez que incentiva o uso de determinadas aplicações.