Caravelas, mĂșsicas, mitos e lendas portuguesas sĂŁo o centro do enredo escolhido pela Unidos da Tijuca para o Carnaval 2024. Com o samba-enredo “O Conto de Fado”, que mistura o samba ao fado, estilo musical tradicional de Portugal, a escola chega Ă  MarquĂȘs de SapucaĂ­ cheia de histĂłrias para contar sobre a “Terrinha”. De acordo com o professor de Literatura e Arte do ColĂ©gio Positivo, Rodrigo Wieler, a escolha do fado como fio condutor do desfile Ă© uma forma de celebrar uma das caracterĂ­sticas culturais lusitanas mais marcantes, a sua produção musical. “O fado Ă©, por excelĂȘncia, a mĂșsica sĂ­mbolo de Portugal. Altamente sentimental e emotivo, todo fado Ă© tambĂ©m uma narrativa, que relata histĂłrias cotidianas de amor, sofrimento e esperança. Assim, influenciou diversos artistas portugueses de Ă©pocas diferentes, como os escritores CamĂ”es, Camilo Castelo Branco e Fernando PessĂŽa, que abordaram, cada um Ă  sua maneira, a aflição amorosa, a espera, os desajustes das relaçÔes e a saudade.” A histĂłria portuguesa Ă© marcada por contos, lendas e mitos que remontam Ă  GrĂ©cia Antiga, como cantado no trecho “Vai buscar / No vasto oceano o herĂłico Odisseu / Que alĂ©m do Egeu nĂŁo se amedrontou / Com uma rainha tĂŁo sĂł e carente / Mulher ou serpente que jurou o seu amor / À beira do Tejo nascia Lisboa”. Os antigos gregos conheciam Portugal como Ofiussa, ou terra das serpentes, e Lisboa como Olissipo. Todas essas lendas tĂȘm papel fundamental na construção do imaginĂĄrio social portuguĂȘs. “Mitos e lendas sempre foram utilizados para retratar a trajetĂłria dos povos de forma Ă©pica e herĂłica. Portugal retrata a origem polĂ­tica sobre a ideia de grandes combates contra os mouros (ĂĄrabes) e espanhĂłis, no perĂ­odo da Revolução de Avis”, explica o assessor de HistĂłria do Centro de Inovação PedagĂłgica, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPP) dos colĂ©gios do Grupo Positivo, AndrĂ© “Bode” Marcos. Outra grande influĂȘncia na histĂłria e cultura daquele paĂ­s vem do domĂ­nio ĂĄrabe na regiĂŁo da PenĂ­nsula IbĂ©rica, que se estendeu por diversos perĂ­odos histĂłricos - o Ășltimo deles acabou apenas em 1492. O samba da Tijuca tambĂ©m se refere a essa parte da formação portuguesa. “Algumas ĂĄreas da composição cultural de Portugal sofreram influĂȘncia direta da ocupação ĂĄrabe, entre elas a arquitetura, que tem como principais caracterĂ­sticas, alĂ©m do arco ferradura, azulejos geomĂ©tricos e decoração bastante elaborada. Escalas utilizadas pela mĂșsica tradicional portuguesa e alguns ornamentos melĂłdicos tambĂ©m sĂŁo considerados provenientes dos ĂĄrabes. HĂĄ, inclusive, instrumentos tipicamente ĂĄrabes e que foram incorporados pelos portugueses, como o alaĂșde e o oud”, lembra Muro. Por fim, atĂ© mesmo o idioma sofreu influĂȘncia desse perĂ­odo. O professor explica que a maior parte das palavras da LĂ­ngua Portuguesa iniciadas em "al", a exemplo de alface, alfaiate ou alfinete, vieram do ĂĄrabe. Por fim, as grandes navegaçÔes empreendidas por Portugal ao longo de sĂ©culos tambĂ©m sĂŁo tema do Carnaval. Para Bode, esse perĂ­odo histĂłrico Ă© o grande responsĂĄvel por tornar Portugal a nação que Ă© atualmente. “O processo de expansĂŁo marĂ­tima pelo AtlĂąntico, que tinha o objetivo de controlar novas rotas comerciais, transformou o paĂ­s lusitano numa das maiores potĂȘncias dos sĂ©culos XVI e XVII. Portugal foi o responsĂĄvel pela exploração de trĂȘs continentes (África, Ásia e AmĂ©rica), no que diz respeito a matĂ©rias-primas e mĂŁo de obra escrava. Em suma, a expansĂŁo marĂ­tima possibilitou a Portugal se tornar uma potĂȘncia, pelo menos por um perĂ­odo, do continente europeu”, finaliza.