segunda-feira, 8 de abril de 2024

Venâncio Aires (RS) adota Aedes do Bem™ da Oxitec como tecnologia inovadora e sustentável para controle de mosquitos Aedes aegypti

O município de Venâncio Aires, localizado no Vale do Rio Pardo, a 130,2 km de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, adotou uma solução inovadora e sustentável, o Aedes do Bem™, para controlar o mosquito da dengue em um bairro da cidade. A tecnologia, desenvolvida pela multinacional de biotecnologia inglesa Oxitec, fundada na Universidade de Oxford, na Inglaterra, e presente no Brasil desde 2011, foi aprovada em 2020 para uso comercial pela autoridade competente, a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). O Aedes do Bem™ é uma solução biológica segura e altamente eficaz que usa mosquitos Aedes aegypti machos autolimitantes - que não picam e não transmitem doenças - para combaterem a própria espécie, fazendo o controle da população de fêmeas, as verdadeiras transmissoras de mais de 100 doenças tais como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.O produto é composto por uma caixa reutilizável que recebe refis contendo os ovos do Aedes do Bem™. Ao serem ativados com água limpa, os ovos presentes nos refis eclodem e os mosquitos machos se desenvolvem no interior da Caixa do Bem. Assim que os machos atingem a fase adulta, em cerca de 10 a 14 dias, voam para o ambiente urbano, procurando ativamente e acasalando com as fêmeas do Aedes aegypti – que picam e são responsáveis pela transmissão de doenças. Deste cruzamento, apenas os descendentes machos chegam à fase adulta, herdando do pai a característica autolimitante. O resultado é a queda do número de fêmeas, e, consequentemente, o controle populacional direcionado do Aedes aegypti – sem causar danos ao meio ambiente e a insetos benéficos, e sem ser tóxico para os moradores ou outros animais.
Serão instaladas cerca de 40 unidades da Caixa do Bem em pontos distribuídos estrategicamente pelo bairro Gressler, onde está a maior criticidade de infestação. A área a ser tratada compreende 7 hectares.
A Bioseta, distribuidora oficial do Aedes do Bem™ no Rio Grande do Sul, irá treinar a equipe da prefeitura, que será responsável pela instalação das Caixas do Bem na área determinada do município – onde o mosquito costuma deixar seus criadouros – realizando a troca dos refis, que deve ser feita a cada 28 dias, durante 6 meses.
"Desde o ano passado, o país tem sofrido com os altos índices de infestação do mosquito e precisamos agir rapidamente. Ter a possibilidade de implantar o Aedes do BemTM em Venâncio Aires – RS é motivo de muita alegria. Isso mostra que o poder público vem buscando novas soluções para ajudar no controle do Aedes aegypti, e Venâncio Aires se destaca ao adotar uma solução segura, sustentável e altamente eficaz.”, afirma Natalia Ferreira, diretora da Oxitec Brasil.
Para o Secretário de Saúde, Tiago Quintana, a adoção da tecnologia da Oxitec é de grande importância para a cidade. “Nós estamos trazendo para Venâncio Aires a tecnologia inovadora do Aedes do Bem™. A ideia é levar mais segurança para a população do bairro Gressler, onde a infestação de mosquito Aedes aegypti é mais crítica. Essa iniciativa vai auxiliar no controle do mosquito, mas é importante que cada morador continue cuidando do seu próprio terreno, do seu quintal. Somente juntos nós vamos conseguir superar tudo isso”.
O Diretor Executivo da Bioseta Inteligência Ambiental, Bruno Osório, também comentou sobre a parceria: “O compromisso de implantação do Aedes do Bem™ no sul do Brasil converge com os valores da Bioseta, de trazer ao mercado e para a sociedade práticas sustentáveis e inovadoras, que visem a saúde das pessoas e a preservação ambiental, é o desafio de atuar no controle do mosquito sem impactar espécies benéficas, reduzindo o uso de produtos químicos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário